Histórico

/Histórico
Histórico 2017-04-17T03:05:11+00:00

A Asociación Internacional de Control de Calidad, Patologia y Recuperación de la Construcción (Q+ PARECO), foi criada em 20 de abril de 1991, na cidade de Córdoba, Argentina, como entidade civil, sem fins lucrativos, como pessoa jurídica, para congregar todos os profissionais e pesquisadores da área de Patologia das Construções da América Latina.
Os organizadores da Associação são profissionais oriundos do CEMCO 85 (Curso de Estudios Mayores de la Construcción do Instituto de Ciências de la Construcción Eduardo Torroja, da Espanha), de origem argentina, brasileira, espanhola e venezuelana.
O objetivo básico da Associação foi, entre outros, organizar o I Congreso Latinoamericano de Patologia de la Construcción y III de Control de Calidad (CONPAT) e fomentar a realização do mesmo a cada 2 anos.
Em 1993, O CONPAT passou a ser denominado de CONGRESSO IBERAMERICANO DE PATOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES.
Após quatro edições do CONPAT, foi decidido em 1999, na Assembléia realizada em Montevidéo, durante o V CONPAT, a alteração da denominação Q+PARECO para ALCONPAT (Associación Latinoamericana de Control de Calidad, Patologia y Recuperación de la Construcción) e a troca da sede permanente de Córdoba para a Secretaria do Instituto de Ciências de la Construcción Eduardo Torroja, em Madrid, Espanha. Na mesma ocasião foi decidido que cada país registre sua Associação, conforme legislação própria, constituindo, desta forma, uma federação de ALCONPAT`S. Assim, surge no Brasil a ALCONPAT-BRASIL.
A Associação Brasileira de Patologia das Construções (ALCONPAT BRASIL) foi fundada no dia 16 de setembro de 2005 na Assembléia realizada na Sala II, do Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. Esta Assembléia faz parte da programação do PRÉ – CONGRESSO LATINO-AMERICANO DE PATOLOGIA DA CONSTRUÇÃO (PRÉ-CONPAT 2005) realizado em Porto Alegre. Os 55 profissionais presentes na Assembléia, ligados as áreas de atuação da ALCONPAT BRASIL, firmaram a Ata de fundação tornando-se sócios fundadores da Associação.
A ALCONPAT BRASIL é uma Associação de caráter jurídico de direito privado sem fins lucrativos com sede e foro na cidade de Porto Alegre, Estado do Rio Grande do Sul.
A Associação visa congregar objetivos culturais de interesse público, através da promoção e/ou organização de conferências e outras atividades técnico científicas, em caráter nacional e internacional, nas áreas de Controle de Qualidade, Patologia e Recuperação da Construção incluindo seus produtos, processos e sistemas construtivos, bem como outros temas correlatos.