Carta do Presidente

//Carta do Presidente

Carta do Presidente

Caros colegas,

Quero desejar, mesmo que com algum atraso, um ótimo ano para todos. Que 2013 nos traga muitas realizações, saúde e segurança nas nossas edificações.

Mal começamos o ano e já temos situações desagradáveis na área de patologia das construções. Entre os diversos acidentes que rotineiramente presenciamos, o da boate Kiss, em Santa Maria / RS, merece um destaque. Nem qualifico como acidente, e sim, como uma consequência de diversos atos de imprudência, desleixo técnico e ganância exacerbada. Uma casa noturna operando sem as mínimas condições de segurança, recebendo público acima do permitido e sem acompanhamento de um responsável técnico não pode estar em funcionamento. Simples assim.

Em quantas estruturas que recebem grande afluxo de pessoas temos condições parecidas? Em quantos locais a ganância fala mais alto do que questões técnicas de segurança? Como o Poder Público, seja através da Prefeitura Municipal, seja através do Corpo de Bombeiros, permitiu que este local continuasse operando livremente, sem qualquer incômodo? São algumas das perguntas que nos fazemos e tenho sérias dificuldades para encontrar uma resposta lógica e satisfatória.

Pelo menos que este caso sirva de lição e aprendizado para toda a comunidade. Escuto diariamente que a legislação, especificamente a de prevenção de incêndio, deve ser revista. Concordo que há pontos a serem melhorados e unificados nas diversas leis, normas e decretos, mas tenho convicção de que se as normas fossem respeitadas este fato não teria ocorrido. Portanto, vamos começar seguindo as normas técnicas. Já é um grande passo! Claro que não quero ser injusto com os diversos profissionais que as seguem, mas há diversos casos de desrespeito a este conjunto de documentos.

Os profissionais da área devem se atualizar, conhecer os novos produtos e técnicas, atualizações de normas técnicas e literaturas. Só assim terão condições de exercer suas profissões de forma segura e racional. E é com este intuito que a Alconpat Brasil irá promover o 1° Congresso Brasileiro de Patologia das Construções, em Foz do Iguaçu, de 21 a 23 de maio de 2014. Esta talvez seja a melhor notícia dos últimos tempos na nossa associação.

Planeje-se para acompanhar o congresso, teremos grandes palestrantes e discussões técnicas. Programe-se para participar dos minicursos, que ocorrerão durante o evento dentro do Parque Tecnológico de Itaipu, e serão práticos e teóricos. Se possível, envie um trabalho técnico para ser apresentado no congresso. Serão avaliados trabalhos acadêmicos, técnicos e práticos, inclusive relatos de intervenções em uma obra, por exemplo. De alguma forma, participe!

Para finalizar, esta semana foi publicada a ABNT NBR 15575:2013, a famosa Norma de Desempenho, que o setor tanto aguardou. Esta norma tem o potencial de proporcionar um salto de qualidade para a construção civil brasileira, se realmente for absorvida pela cadeia. E será.

Atenciosamente,

Bernardo Tutikian, Presidente da Alconpat Brasil

 

By | 2013-02-28T14:20:46+00:00 fevereiro 27th, 2013|Palavra do Profissional|0 Comments

About the Author:

Leave A Comment