Aconteceu: Lançamento do Comitê Técnico – Manutenção e Reabilitação de Estruturas

/, Notícias/Aconteceu: Lançamento do Comitê Técnico – Manutenção e Reabilitação de Estruturas

Aconteceu: Lançamento do Comitê Técnico – Manutenção e Reabilitação de Estruturas

       Durante o 59º Congresso Brasileiro do Concreto ocorrido em Bento Gonçalves – RS, entre os dias 31/10 e 03/11/17, na programação do 3º Simpósio de Durabilidade, ocorreu o lançamento do Comitê Técnico – CT 802: Manutenção e Reabilitação de Estruturas.

       A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Associação Brasileira de Patologia das Construções – ALCONPAT Brasil, membro coletivo fundador da Asociación Latino Americana de Control de Calidad, Patología y Recuperación de La Construcción – ALCONPAT Internacional, e o Instituto Brasileiro do Concreto – IBRACON.

       Segundo o Prof. Dr. Enio Pazini Figueiredo, Presidente da ALCONPAT Brasil e Coordenador do CT 802 . A Eng.ª Inês Battagin, Superintendente do Comitê Brasileiro ABNT/CB-18 e Diretora Técnica da ABCP, comenta que “o trabalho em desenvolvimento pelo CT 802 certamente trará avanços expressivos para a normalização técnica brasileira de estruturas de concreto, atuando a favor do aumento da vida útil e do desempenho dessas estruturas e em sintonia com elevados padrões internacionais”.

        A principal atividade prevista para o CT é o desenvolvimento de Práticas Recomendadas para a “Especificação, Controle Tecnológico e Aplicação de Produtos e Sistemas para Reabilitação de Estruturas de Concreto”, tendo como finalidade disseminar o conhecimento e apoiar o meio técnico e o mercado no desenvolvimento de projetos correlatos, além de fomentar e subsidiar a criação de Normas Técnicas Brasileiras específicas para regular o setor.

       Aproximadamente 30 profissionais de escritórios de projeto e consultoria, fabricantes de produtos e sistemas, empresas de aplicação, universidades e instituições de pesquisa já confirmaram interesse em participar.

       Para o Eng.º Michel Haddad, Diretor de Relações Institucionais da ALCONPAT Brasil  e Secretário do CT 802, “trata-se de um trabalho de grande importância para a sociedade e para o meio técnico, que certamente fortalecerá o mercado de manutenção e reabilitação de estruturas de concreto”.

      Dentre as atividades do CT, estão previstas reuniões presenciais mensais, workshops com especialistas e publicações técnicas. Uma mesa redonda sobre o tema já está sendo organizada para a programação do Congresso Brasileiro de Patologia das Construções – CBPAT 2018 a ocorrer em Campo Grande – MS, entre os dias 18 e
20/04/2018.

 

By | 2017-12-07T14:44:07-03:00 dezembro 7th, 2017|Eventos, Notícias|0 Comments

About the Author: