II Workshop Baiano de Durabilidade e Desempenho das Construções (BADUCON) interioriza o conhecimento no Estado da Bahia

//II Workshop Baiano de Durabilidade e Desempenho das Construções (BADUCON) interioriza o conhecimento no Estado da Bahia

II Workshop Baiano de Durabilidade e Desempenho das Construções (BADUCON) interioriza o conhecimento no Estado da Bahia

O II Workshop Baiano de Durabilidade e Desempenho das Construções (BADUCON), ocorrido em Feira de Santana (BA), entre 25 e 28 de julho de 2018 foi um sucesso, contando com a presença de 138 congressistas. O evento, criado com o objetivo de interiorizar o conhecimento no Estado da Bahia, teve sua segunda edição organizada pelo Prof. Paulo Roberto Lopes Lima e equipe do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil e Ambiental da Universidade Estadual de Feira de Santana, com o apoio da ALCONPAT Brasil, do IBRACON, do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal da Bahia (PPEC/UFBA) e do Laboratório de Ensaios em Durabilidade dos Materiais (LEDMa/UFBA).

Renomados pesquisadores da Bahia e de outros Estados trataram de tópicos associados à durabilidade e desempenho das construções. A presença de profissionais como Romildo Toledo Filho (UFRJ), Helena Carasek (UFG), Oswaldo Cascudo (UFG), Daniel Veras Ribeiro (UFBA), Bernardo Tutikian (UNISINOS), Alexandre Bertini (UFC), Maria do Socorro São Mateus (UEFS), Francisco Gabriel Silva (UFBA) e Sandro Fábio César (UFBA) abrilhantou o evento com palestras sobre vida útil, carbonatação, inspeção e patologia de fachadas, problemas de revestimento, danos em construção devido a problemas de fundação, durabilidade de biomateriais, inovação em estruturas de madeira e aplicação da norma de desempenho. As oito empresas patrocinadores, além de contar com stands para visitação, também tiveram a oportunidade de se apresentarem. Os dias finais do evento foram reservados ao oferecimento de dois cursos na área de durabilidade de estruturas de concreto e no uso de sistemas FRP em estruturas de concreto armado, ministrados pelos professores Daniel Veras Ribeiro (UFBA), Paulo Roberto Lima (UEFS) e Ruan Moura (UESC).

Nessa segunda edição tivemos uma novidade em relação à primeira edição do BADUCON, realizada em 2016, na UFBA, tais como o recebimento de trabalhos científicos para apresentação em formato oral e pôster, submetidos por pesquisadores dos Estados da Bahia, Sergipe e Ceará. Assim, o evento cumpriu o seu papel e terá a próxima edição a ocorrer novamente em Salvador, em 2020!

Público presente no evento

Oswaldo Cascudo (UFG), Helena Carasek (UFG), Daniel Veras (UFBA), Paulo Lima (UEFS), Bernardo Titikian (UNISINOS) e Alexandre Bertini (UFC)

Romildo Toledo Filho (UFRJ/COPPE)

Apresentação durante a sessão pôster

Apresentações orais de trabalhos

Visita aos stands dos patrocinadores

Mini-Cursos

By | 2018-08-02T04:59:04-03:00 agosto 2nd, 2018|Notícias|0 Comments

About the Author: