Aconteceu: 3º Encontro Luso-Brasileiro de Degradação em Estruturas de Concreto – Degrada 201

[fusion_builder_container hundred_percent=”no” equal_height_columns=”no” menu_anchor=”” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” class=”” id=”” background_color=”” background_image=”” background_position=”center center” background_repeat=”no-repeat” fade=”no” background_parallax=”none” parallax_speed=”0.3″ video_mp4=”” video_webm=”” video_ogv=”” video_url=”” video_aspect_ratio=”16:9″ video_loop=”yes” video_mute=”yes” overlay_color=”” video_preview_image=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” padding_top=”” padding_bottom=”” padding_left=”” padding_right=””][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ layout=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” border_position=”all” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”small-visibility,medium-visibility,large-visibility” center_content=”no” last=”no” min_height=”” hover_type=”none” link=””][fusion_text]

Apoiado pela ALCONPAT Brasil, e com um público de aproximadamente 200 pesssoas, entre profissionais, professores e estudantes, o  3º Encontro Luso-Brasileiro de Degradação em Estruturas de Concreto – Degrada 2018, que aconteceu de 22 a 24 de agosto de 2018, na Universidade Federal de São Carlos, abordou temas importantes relacionados à degradação das estruturas de concreto, como mecanismos de degradação, prevenção e mitigação da degradação, métodos de inspeção e monitoramento, materiais e técnicas de reabilitação de estruturas e caracterização de materiais e estruturas com interesse histórico. O presidente da ALCONPAT Brasil, Prof. Cesar Henrique S. Daher, participou do DEGRADA e elogiou os professores Daniel Veras Ribeiro/UFBA (idealizador do Degrada), Amir Sales e toda a equipe da UFSCar pela qualidade da organização e do evento.

O evento contou com importantes palestras ministradas por renomados professores/profissionais da área da Patologia das Obras Civis: o Prof. Ph.D. Paulo Helene (PhD Engenharia/IBRACON) que apresentou o caso do recente colapso do Edifício Walton Paes de Almeida durante um incêndio;  O Prof. Ph.D. Fernando Branco (IST Lisboa/Portugal) que abordou as técnicas de previsão e intervenção em projeto, relativos a vida útil das estruturas e dos revestimentos em seu país;  A Prof.a Dra. Ana Velosa (Universidade de Aveiro) que apresentou as técnicas empregadas na caracterização e reconstituição das argamassas empregadas na conservação do patrimônio histórico; O Prof. Ph.D. Daniel Veras Ribeiro (UFBA) discorreu sobre a evolução da previsão da vida útil a partir de métodos de ensaios e  análises computacionais com bases determinísticas e probabilísticas; A Dra. Zita Lourenço (Zetacorr/Portugal), que discorreu sobre os efeitos da proteção catódica em concretos contendo agregados reativos; O Prof. Ph.D. Oswaldo Cascudo (UFG) apresentou o papel dos indicadores de durabilidade a serem empregados como parâmetros em projetos e em estudos de dosagem de concretos visando atender as exigências de vida útil de projeto superiores aos 50 anos.

Além das palestras foram ministrados dois mincursos, um sobre durabilidade e vida útil das estruturas com o Ph.D. Oswaldo Cascudo (UFG) e outro sobre o uso de materiais compósitos na engenharia civil com a Ph.D. Glaúcia Dalfré (UFSCar). O evento também contou com sessões de apresentação de trabalhos técnico-científicos.

A 4ª edição do DEGRADA acontecerá na Universidade de Aveiro em Portugal no ano de 2020.

A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas no palco, pessoas em pé e área internaCerimônia de abertura: Prof. Cesar H.S. Daher (Presidente da ALCONPAT), Prof.a Sheyla Serra (Coordenadora do curso de Engenharia Civil – UFSCar), Prof. Walter Libardi (Vice-reitor da UFSCar), Prof. Almir Sales (Comitê Organizador/UFScar), Prof. Paulo Helene (Diretor técnico do IBRACON), Prof. Guilherme Paresekian (UFSCar) e Eng. Ademir Zanota (AEASC).

A imagem pode conter: área internaPúblico presente

A imagem pode conter: 1 pessoaPalestra Prof. Ph.D. Paulo Helene

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e pessoas no palcoPalestra Prof. Ph.D. Fernando Branco (IST – Lisboa)

A imagem pode conter: 1 pessoa, em péPalestra Prof.a Dra. Ana Velosa (Universidade de Aveiro)

A imagem pode conter: 1 pessoaPalestra Prof. Ph.D. Daniel Veras Ribeiro (UFBA – idealizador do DEGRADA)

A imagem pode conter: 1 pessoa, ternoPalestra Prof. Ph.D. Oswaldo Cascudo (UFG)

A imagem pode conter: 1 pessoaPalestra Dra. Zita Lourenço (Zetacorr – Portugal)

A imagem pode conter: 1 pessoa, área internaMinicurso Prof. Ph.D. Gláucia Dalfré (UFSCar)

A imagem pode conter: uma ou mais pessoasMinicurso Prof. Ph.D. Oswaldo Cascudo

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindoSessões científicas

A imagem pode conter: 14 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé
Palestrantes, organizadores e apoiadores durante o coquetel de abertura

[/fusion_text][/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

Compartilhe esse post

Você não pode copiar este conteúdo. Peça autorização e liberaremos!/p>

Bem-vindo(a) ao novo login!

O seu cadastro foi enviado!

Muito obrigado, a sua mensagem foi enviada com sucesso. Por favor, aguarde nossa resposta.