ATA DA QUINTA ASSEMBLÉIA ORDINÁRIA DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PATOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES (ALCONPAT-BRASIL)
Às dezesseis horas do dia vinte e dois de maio de 2014, quinta-feira, em segunda chamada, reuniram-se os membros da ALCONPAT BRASIL, na sala Mercosul I do Parque Tecnológico de Itaipu, na Av. Presidente Tancredo Neves, nº 6731, Foz do Iguaçu, PR – Brasil, atendendo ao edital de convocação emitido pelo Presidente da Associação, Eng. Bernardo Fonseca Tutikian, no dia três de abril de 2014.
1 – ABERTURA DOS TRABALHOS
O Presidente da ALCONPAT BRASIL, Eng. Bernardo Fonseca Tutikian, saudou os presentes e convidou o Eng. Alexandre Lorenzi, Secretário da Associação, a compor a mesa de trabalhos.
2 – ELEIÇÃO DO SECRETÁRIO DE ATA
Foi indicada pelos componentes da mesa, para secretariar a Assembléia, a Eng. Camila Simonetti, que aceitou o encargo e teve seu nome aprovado por unanimidade pelos presentes.
3 – APROVAÇÃO DA ORDEM DO DIA
O Secretário da Associação, Eng. Alexandre Lorenzi colocou em votação a ordem do dia, da qual constavam os seguintes tópicos, de acordo com o edital de convocação:
Colocada em votação, a ordem do dia foi aprovada pelos participantes da Assembléia, por unanimidade.
4 – APROVAÇÃO DA ATA DA 4ª. ASSEMBLÉIA
A ata da 4ª. Assembléia, que havia sido disponibilizada para exame no site da associação (www.alconpat.org.br), foi resumida pelo Presidente que informou que esta ata já havia sido encaminhada para registro, numa decisão “ad referendum”, sendo esta ação necessária para fazer valer as decisões tomadas na referida Assembléia. Os participantes aprovaram, por unanimidade, a ata, e referendaram a decisão da presidência da Associação.
5 – RELATO DA PRESIDÊNCIA
O Presidente fez um relato das atividades da comissão diretiva da ALCONPAT BRASIL no período 2012-2014. Segundo o mesmo, as principais iniciativas desenvolvidas envolveram o suporte às atividades da ASOCIACIÓN LATINOAMERICANA DE CONTROL DE CALIDAD, PATOLOGÍA Y RECUPERACIÓN DE LA CONSTRUCCIÓN, doravante nomeada ALCONPAT INTL, a prospecção de novos sócios e o delineamento de uma linha de ação para agregação de valor aos sócios.
Além disso, o Presidente mencionou que durante seu mandato teve como intuito disseminar a associação pelo Brasil, para que cada vez mais a ALCONPAT BRASIL esteja presente no território nacional. Esta ação visa incidir maior visibilidade para a ALCONPAT BRASIL em outros eventos e publicações desta área de estudo, e outras temas correlatos. Neste sentido, parcerias importantes forma firmadas, por exemplo, com a ABECE – Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural, e com o IBRACON – Instituto Brasileiro do Concreto.
Informou que a associação já contava com grande experiência em organização de cursos e seminários, por isso destinou foco na organização do 1º Congresso Brasileiro de Patologia das Construções (CBPAT), ocorrido em Foz do Iguaçu, nos dias 21 a 23 de maio de 2014. Durante o relato do Presidente, o presidente de honra Luiz Carlos Pinto da Silva Filho solicitou menção de honra ao Presidente Bernardo Tutikian e a Comissão Organizadora Local do evento, pelo excelente trabalho realizado, a qual foi concedida por unanimidade.
Dentro do contexto de organização de eventos e de novas associações para configurar uma ALCONPAT BRASIL mais vigorosa com eventos mais robustos, o próximo CINPAR – Congresso Internacional sobre Patologia e Reabilitação de Estruturas em junho de 2015 será realizado pela ALCONPAT BRASIL, na UNISINOS, em São Leopoldo.
O Presidente sugeriu a criação de comissões regionais de atuação em prol da ALCONPAT BRASIL, com intuito também de disseminar esta associação em todo o Brasil. Oram sugeridas comissões regionais no Sudeste, no Norte e no Centro-Oeste. A Assembléia aprovou a moção, sendo que os nomes para ocupação destes postos serão indicados ao longo do próximo mandato.
Em relação aos valores de associação de pessoas físicas e pessoas jurídicas, o Presidente propôs um reajuste nas taxas anuais, conforme demonstrado na tabela abaixo. O reajuste nas taxas de associados foi aprovada pela Assembleia.
Categoria de associação | Valor anterior | Valor reajustado |
Profissional | R$ 100,00 | R$ 120,00 |
Estudante de Pós-Graduacão | R$ 60,00 | R$ 75,00 |
Estudante de Graduação | R$ 40,00 | R$ 50,00 |
Membro coletivo (pessoa jurídica) | R$ 1.200,00 | R$ 1.440,00 |
Além disso, o Presidente anunciou possíveis propostas de local para a realização do 2º CBPAT, seriam estas: Foz do Iguaçu no Paraná sob a gestão da Prof. Edna Possan, Vitória no Espírito Santo sob gestão da Prof. Geilma Lima Vieira, Rio de Janeiro capital ou Campo Grande no Mato Grosso do Sul sob gestão da Prof. Sandra Regina Bertocini.
Ao final de seu relato, o Presidente passou a palavra ao Secretário Executivo para que o mesmo fizesse o relato das demais atividades.
6 – RELATO DA SECRETARIA
O Secretário relatou, em primeiro lugar, que desde 2012 muitos cursos e eventos tem sido organizados em nome da ALCONPAT BRASIL. Abaixo segue uma tabela resumo dos eventos mencionados durante a apresentação.
Nome do evento | Data | Local |
Workshop e Mesa Redonda: Inspeções Prediais e Estratégias de Manutenção para a Gestão da Conservação de Edificações | 04 de maio de 2012 | SENGE RS – Porto Alegre / RS |
Curso Inspeção e Manutenção Predial | 28 e 29 de setembro e 05 e 06 de outubro de 2012 | SENGE RS – Porto Alegre / RS |
Curso Inspeção e Manutenção Predial | 23, 24 e 30 de novembro e 01 de dezembro de 2012 | SENGE RS – Porto Alegre / RS |
Seminário Grandes Públicos em Ambientes Seguros | 21 de março de 2013 | SENGE RS – Porto Alegre / RS |
Inspeções Prediais eManutenção para a Conservação de Edificações | 18 de abril de 2013 | SEBRAE – DF |
Curso Reforço de Estruturas de Concreto Armado | 12 e 13 de julho – 26 e 27 de julho de 2013 | SENGE e LEME – Porto Alegre / RS |
Curso Inspeção e Manutenção Predial | 27 e 28 de setembro de 2013 | ASENART – Torres / RS |
O Secretário comunicou que foi lançada coletânea PROCEDIMIENTOS RECOMENDABLES DA ALCONPAT INTERNACIONAL, com os títulos listados abaixo. Esta coletânea pode ser acessada gratuitamente no site da associação.
Por fim, o Secretário salientou a importância de enviar delegações significativas da ALCONPAT BRASIL para os eventos CONPAT, como aconteceu no evento organizado em Cartagena na Colômbia em 2013.
7 – APRESENTAÇÃO DA PRESTAÇÃO DE CONTAS
O Presidente apresentou a prestação de contas da Associação referente ao período 2012-2014 e informou que os devidos registros foram efetuados junto à Receita Federal. As contas da Associação foram apresentadas aos presentes e encaminhadas ao Conselho Fiscal para análise e aprovação.
8 – ELEIÇÃO DA COMISSÃO DIRETIVA PARA O BIÊNIO 2014/2016
Após os informes, o Secretário colocou a palavra à disposição dos membros da Assembléia, para considerações e apresentações de candidaturas para composição da junta Diretiva para o biênio 2014-2016.
O Secretário consultou os membros presentes da diretoria atual sobre sua disponibilidade. O atual Presidente informou que poderia seguir no cargo e indicou o nome do membro MICHEL HADDAD para o cargo de Vice-Presidente, já que o atual vice-presidente Thomas Garcia Carmona não poderia continuar no cargo. Na ausência de outros candidatos, essa chapa única foi submetida ao plenário, que a aprovou por unanimidade.
A seguir se iniciou a eleição dos membros da secretaria para o biênio 2014-2016. Foram indicados pelos presentes os nomes dos associados ROBERTO CHRIST e ALEXANDRE LORENZI. Não havendo objeções, foram colocados em votação e aprovados por unanimidade:
Finalmente, em resposta a consulta da mesa, foi indicado, pelos presentes, o nome da associada EDNA POSSAN para assumir como membro vocal da Associação para o biênio 2014-2016. Não havendo objeções, o mesmo foi colocado em votação e aprovado, por unanimidade.
Assim sendo, a Comissão Diretiva da Associação para o período 22/05/2014 a 30/05/2016 ficou constituída pelos seguintes membros:
9 – ELEIÇÃO DO CONSELHO FISCAL PARA O BIÊNIO 2014/2016
Os membros do Conselho Fiscal para o biênio 2014-2016 foram indicados pelos presentes e não havendo objeções colocou-se em votação na Assembléia, os quais foram aprovados por unanimidade. Assim sendo, o Conselho Fiscal da Associação para o período 2014-2016 ficou constituído pelos seguintes membros:
10 – APROVAÇÃO DA PRESTAÇÃO DE CONTAS PELO CONSELHO FISCAL
O Conselho Fiscal, constituído pelas Engenheiras Luciane Fonseca Caetano e Cristiane Pauletti, após conferir a prestação de contas, emitiu parecer favorável à aprovação. Com base no exame desse parecer, a prestação de contas do biênio 2012-2013 foi aprovada pelos presentes.
11 – ASSUNTOS DIVERSOS
Nada mais havendo para ser tratado, o Presidente Bernardo Fonseca Tutikian deu por encerrada a 5ª Assembléia Geral Ordinária da ALCONPAT – BRASIL, da qual para constar e para os devidos fins foi lavrada, por mim, Eng. Camila Simonetti, a presente Ata, que vai assinada por mim e pelo Presidente da Associação.
Porto Alegre, 28 de maio de 2014.
Av. Bento Goncalves, 9500 – Campus do Vale da UFRGS – Setor IV – Predio 43436
secretaria@alconpat.org.br
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