ATA DA SEXTA ASSEMBLEIA ORDINÁRIA DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PATOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES (ALCONPAT-BRASIL)
Às dezoito horas do dia dezenove de abril de 2016, terça-feira, reuniram-se os membros da ALCONPAT BRASIL, durante o Congresso Brasileiro de Patologia das Construções 2016 (CBPAT 2016), no Centro de Eventos Benedito Nunes da Universidade Federal do Pará, sito na Rua Augusto Corrêa, 01 – Guamá, Belém, PA – Brasil, atendendo ao edital de convocação emitido pelo Presidente da Associação, Engenheiro Bernardo Fonseca Tutikian, no dia 01 de março de 2016.
1 – ABERTURA DOS TRABALHOS
O Presidente da ALCONPAT BRASIL, Eng. Bernardo Fonseca Tutikian, saudou os presentes, convidou o Eng. Alexandre Lorenzi, Secretário da Associação, a compor a mesa de trabalhos E apresentou a pauta a ser tratada na assembleia, sendo esta aprovada por unanimidade.
2 – APROVAÇÃO DA ORDEM DO DIA
O Secretário Executivo da Associação, Eng. Alexandre Lorenzi colocou em votação a ordem do dia, da qual constavam os seguintes tópicos, de acordo com o edital de convocação:
Colocada em votação, a ordem do dia foi aprovada pelos participantes da Assembleia, por unanimidade.
3 – ELEIÇÃO DO SECRETÁRIO DE ATA
Foi indicado pelos componentes da mesa, para secretariar a Assembleia, o Eng. Roberto Christ, que aceitou o encargo e teve seu nome aprovado por unanimidade pelos presentes.
4 – Aprovação da ata da 5ª. Assembleia
A ata da 5ª. Assembleia, que havia sido disponibilizada para exame no site da associação (www.alconpat.org.br), foi resumida pelo Presidente que informou que esta ata já havia sido encaminhada para registro, numa decisão “ad referendum”, sendo esta ação necessária para fazer valer as decisões tomadas na referida Assembleia. Os participantes aprovaram, por unanimidade, a ata, e referendaram a decisão da presidência da Associação.
5 – RELATO da PRESIDÊNCIA
O Presidente fez um relato das atividades da comissão diretiva da ALCONPAT BRASIL no período 2014-2016, expôs com ênfase o vínculo que a instituição possui com a ALCONPAT Internacional. O presidente expôs para todos os presentes a importância que a entidade possui no âmbito nacional e apresentou os objetivos da mesma.
O presidente destacou que dedicou muitos esforços para levar o nome da Instituição nos seguintes eventos promovidos, dentre os quais podem ser destacados:
Nome do evento | Data | Local |
1º Congresso Brasileiro de Patologia das Construções (CBPAT 2014) | 21 de maio de 2014 | PTI – Foz do Iguaçu / PR
com 422 participantes e 114 artigos |
Curso de Capacitação em Inspeção e Manutenção Predial | 04 de maio a 10 de novembro de 2014 | Mercure Moema – São Paulo / SP |
Curso de Capacitação em Inspeção e Manutenção Predial | 19 de março a 23 de setembro de 2015 | Mercure Moema – São Paulo / SP |
XI Congresso Internacional de Patologia e Recuperação de Estruturas (CINPAR) | 10 a 12 de junho de 2015 | UNISINOS – São Leopoldo / RS |
Congresso Internacional de Recuperação, Manutenção e Restauração de Edifícios (CIRMARE 2015) | 08 a 10 de setembro de 2015 | UFRJ – Rio de Janeiro / RJ |
Congresso Ibero-Latino Americano sobre Segurança Contra Incêndios (3º CILASCI 2015) | 03 a 06 de novembro de 2015 | Barra Shopping Sul, Porto Alegre / RS |
I Workshop em Segurança contra Incêndio no Desempenho de Edificações | 27 de junho a 02 de julho de 2016 | UNISINOS – São Leopoldo / RS |
Missão Técnica – Mérida | 29 de novembro a 07 de dezembro de 2014 | México/Mérida |
Missão Técnica – Chile | 03 a 05 de março de 2015 | Santiago/Chile |
Missão Técnica ao CONPAT 2015 | 8 a 10 de setembro de 2015 | Lisboa/Portugal |
1º Encontro Luso-Brasileiro de Degradação em Estruturas de Concreto Armado (Degrada 2014) | 6 a 9 de agosto de 2014 | Salvador/Bahia |
Ainda, destacam-se os eventos a serem realizados, ainda em fase de organização:
O presidente apresentou os membros coletivos associados, salientando que neste evento (CBPAT 2016) foi possível fornecer um stand para que estes membros pudessem expor seus produtos e serviços. Na sequência, relatou sua satisfação pessoal com o CBPAT 2016, dado o elevado número de participantes e artigos científicos (433 pessoas e 198 artigos).
Destacou que esta segunda edição do evento foi proposta praticamente sem haver recursos em caixa, e obteve retorno financeiro muito positivo. Também destacou que recebeu inúmeros elogios sobre os minicursos que integraram a programação do evento.
Falou sobre a diretoria atual e o número de membros presentes nas diferentes categorias. Apresentou, resumidamente, os principais trabalhos realizados, apresentando sugestão pessoal de que em um próximo período todos os membros fundadores passem a colaborar com anuidade.
Ao final de seu relato, o Presidente passou a palavra ao Secretário Executivo, Eng. Alexandre Lorenzi, para que o mesmo fizesse o relato das demais atividades.
6 – RELATO DA SECRETARIA EXECUTIVA
O Secretário relatou, em primeiro lugar, que muitos cursos e eventos têm sido organizados em nome da ALCONPAT BRASIL, conforme foi dito no relato da presidência (5).
O Secretário comunicou que foi lançado mais um boletim técnico dentro da coletânea PROCEDIMIENTOS RECOMENDABLES da ALCONPAT INTERNACIONAL, com o título listado abaixo. Esta coletânea pode ser acessada gratuitamente no site da associação.
O secretário explicou que a ALCONPAT BRASIL passou por um processo de regularização da associação junto aos órgãos municipal, estadual e federal. Para tanto, se fez necessária a contratação de uma assessoria contábil. A partir desta regularização, a associação pode exercer plenamente as atividades as quais ela se propõe em todas as esferas.
Por fim, o Secretário salientou a importância de enviar delegações significativas da ALCONPAT BRASIL para os eventos CONPATs.
7 – APRESENTAÇÃO DA PRESTAÇÃO DE CONTAS E APROVAÇÃO PELO CONSELHO FISCAL
O Secretário apresentou a prestação de contas da Associação referente ao período 2014 -2016 e informou que os devidos registros foram efetuados junto à Receita Federal. A partir do ano de 2015 a ALCONPAT BRASIL passou a contar com um livro caixa anual contendo todas as informações contábeis da Associação.
As contas da Associação foram apresentadas aos presentes e encaminhadas ao Conselho Fiscal para análise e aprovação.
Após análise das contas, a Conselheira Camila Simonetti, representando o Conselho Fiscal, constituído por ela e pela engenheira Luciane Fonseca Caetano, emitiu parecer verbal favorável à prestação de contas. Com base no exame desse parecer, a prestação de contas do biênio 2014-2016 foi aprovada pelos presentes.
8 – ATUALIZAÇÃO DA ANUIDADE
Em relação aos valores das anuidades para as pessoas físicas e jurídicas, o Presidente propôs o reajuste nas taxas de associados, conforme tabela seguinte.
Categoria de associação | Valor anterior | Valor reajustado |
Profissional | R$ 120,00 | R$ 135,00 |
Estudante de Pós-Graduacão | R$ 75,00 | R$ 85,00 |
Estudante de Graduação | R$ 50,00 | R$ 55,00 |
Membro coletivo (pessoa jurídica) | R$ 1.440,00 | R$ 1620,00 |
Os valores foram aprovados por unanimidade pela Assembleia.
9 – ELEIÇÃO E FORMAÇÃO DA COMISSÃO DIRETIVA PARA O BIÊNIO 2016/2018
Após os informes, o Secretário colocou a palavra à disposição dos membros da Assembléia, para considerações e apresentações de candidaturas para composição da junta Diretiva para o biênio 2016-2016.
O Secretário consultou os membros presentes da diretoria atual sobre sua disponibilidade. O presidente Bernardo salientou que não poderia se candidatar, uma vez que o regimento interno estabelece que sejam assumidos no máximo dois mandatos.
O professor Paulo Helene sugeriu que o Presidente Bernardo Tutikian recebesse um “louvor” pelos serviços prestados na diretoria de eventos e presidência da ALCONPAT-BRASIL. O presidente solicitou que os ex-presidentes possam compor uma comissão de ex-presidentes. Esta proposta foi aceita pela Assembleia, passando a fazer parte desta Comissão os ex-presidentes Dario Lauro Klein, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho e Bernardo Fonseca Tutikian.
Logo após, foi indicado o Professor ENIO PAZINI FIGUEIREDO para a presidência da ALCONPAT-BRASIL no biênio 2016-2018, o qual aceitou a missão de conduzir a mesma nos próximos dois anos. O prof. Enio foi eleito por unanimidade. O presidente Bernardo Tutikian transmitiu o cargo ao novo presidente. O Prof. Enio elogiou a administração anterior e fez considerações sobre os desafios à frente da Associação. Falou sobre a necessidade de manter o crescimento da associação, tanto no aspecto profissional como financeiro, e de ampliar sua atuação no âmbito nacional. Após as considerações, o presidente eleito, Prof. Enio, perguntou se os membros da atual gestão poderiam continuar à frente dos seus cargos.
Desta forma foram indicados para compor a secretaria executiva da entidade os nomes dos associados ROBERTO CHRIST e ALEXANDRE LORENZI. Não havendo objeções, os nomes foram colocados em votação e aprovados por unanimidade.
Finalmente, em resposta à consulta da mesa, foi indicado o nome da associada EDNA POSSAN para assumir o cargo de membro Vocal da Associação para o biênio 2016-2018. Não havendo objeções, o nome da EDNA foi colocado em votação e aprovado por unanimidade.
Assim sendo, a Comissão Diretiva da Associação para o período 20/04/2016 a 30/05/2018 ficou constituída pelos seguintes membros:
Na sequência, a plenária examinou possíveis nomes para as demais diretorias, os quais foram aceitos pela Assembleia:
Diretora de eventos: Camila Simonetti, engenheira civil, brasileira, solteira, maior, RG nº XXXXXXXXXX, CIC nº XXX.XXX.XXX-XX, residente à XXXXXXXX.
Diretora administrativa: Fernanda Pacheco, engenheira civil, brasileira, solteira, maior, RG nº XXXXXXXXXX, CIC n° XXX.XXX.XXX-XX, residente à XXXXXXXXX.
Diretor técnico: João Luiz Calmon Nogueira da Gama, engenheiro civil, brasileiro, casado, maior, RG nº XXXXXXXXXX, CIC nº XXX.XXX.XXXX-XX, residente à XXXXXXXXX.
Diretor de relações institucionais: Michel Haddad, engenheiro civil, brasileiro, casado, maior, RG nº XXXXXXXXX, CIC nº XXX.XXX.XX-XX, residente à XXXXXXXXX.
10 – ELEIÇÃO DO CONSELHO FISCAL PARA O BIÊNIO 2016/2018
Os membros do Conselho Fiscal para o biênio 2016-2018 foram indicados pelos presentes e, não havendo objeções, colocou-se em votação na Assembleia, os quais foram aprovados por unanimidade. Destacou-se qual a função do conselho fiscal e suas responsabilidades. Assim, o Conselho Fiscal da Associação para o período 2016-2018 ficou constituído pelos seguintes membros:
11 – ELEIÇÃO DOS MEMBROS DO CONSELHO CIENTÍFICO PARA O BIÊNIO 2016/2018
Primeiramente, estabeleceu-se que os critérios para participação de um membro no conselho científico foram: participar ativamente dos eventos e da Associação, submeter ao menos um artigo para o congresso nacional, avaliar trabalhos e estar em dia com a anuidade da ALCONPAT-BRASIL
Os membros natos do Conselho Científico, formados pelos ex-presidentes são:
Foram sugeridos e aprovados os seguintes nomes para integrar o Conselho Científico:
12 – ESCOLHA DA PRÓXIMA SEDE PARA O CBPAT 2018
Após serem tratados os assuntos previstos em ata, falou-se sobre os possíveis locais para realização do CBPAT 2018. Bernardo salientou que se faz necessário um local para realização do evento que não envolva custos elevados.
As cidades candidatas a sediar os eventos foram:
Após breves explanações a cidade de Campo Grande, MS foi eleita por unanimidade.
Nada mais havendo para ser tratado, o Presidente Enio Pazini Figueiredo deu por encerrada a 6ª Assembléia Geral Ordinária da ALCONPAT – BRASIL, da qual para constar e para os devidos fins foi lavrada, por mim, Eng. Roberto Christ, a presente Ata, que vai assinada por mim e pelo Presidente da Associação.
Porto Alegre, 19 de abril de 2016.
Engº Enio Pazini Figueiredo Engº Roberto Christ
Presidente Secretário de Atas
Av. Bento Goncalves, 9500 – Campus do Vale da UFRGS – Setor IV – Predio 43436
secretaria@alconpat.org.br
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