Programação 2015-01-23T18:05:54-03:00

Confira aqui a programação do evento

O 1º Congresso Brasileiro de Patologia das Construções ocorrerá de 21 a 23 de maio de 2014, em Foz do Iguaçu – PR.


Programa_FINAL

Minicurrículo dos palestrantes

Dr. Paulo Helene
Universidade de São Paulo

Professor Titular da Universidade de São Paulo, Educador, Pesquisador. Engenheiro Civil, EPUSP. Especialista em “Patología de las Construcciones”, Instituto Eduardo Torroja em Madrid, Espanha. Doutor em Engenharia, Pós Doutorado na Universidade da Califórnia em Berkeley, USA. Presidiu o Comitê Latino Americano de Estruturas-CLAES, participa da ABNT, ANTAC, IABSE, fib e do ACI onde é membro de Comitê Técnico Internacional. Também é representante brasileiro na rede DURAR e foi membro da Comission 5 Service Life da FIB (CEB.FIP). Atualmente é Presidente da ALCONPAT Asociación Latino Americana de Contro lde Calidad, Patología y Recuperación de la Construcción. Presidente do IBRACON de 2003 a 2007 e seu Conselheiro Permanente. Diretor da PhD Engenharia.

Ph.D Luiz Carlos Pinto da Silva Filho
Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Engenheiro Civil (UFRGS, 1989); Mestre em Engenharia Civil/Construção (PPGEC/UFRGS, 1994) e PhD em Civil Engineering/Bridge Maintenance (Leeds University/UK, 1998). Professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), atualmente é Diretor da Escola de Engenharia (2012-2016) e líder dos Grupos de Pesquisa LEME (Laboratório de Ensaios e Modelos Estruturais) e GRID (Gestão de Riscos em Desastres) e Presidente de Honra da Associación Latinoamericana de Control de Calidad, Patología y Recuperación (ALCONPAT Internacional). Foi Coordenador do Comitê de Engenharias da FAPERGS, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC)(2009-2013), Secretário da Associação Sul Americana de Engenharia Estrutural (ASAEE), Presidente e Secretário da Associação Brasileira de Patologia das Construções (ALCONPAT Brasil) e Diretor e Membro do Conselho do Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON). É membro honorário do IBAPE-RS e membro do American Concrete Institute (ACI), além de representante da ABNT no Comitê ISO TC71 e consultor ad-hoc de diversas entidades de fomento. Tem experiência nas áreas de materiais e estruturas de engenharia civil, com ênfase nos temas: durabilidade e vida útil de estruturas, patologia das construções, concretos especiais, materiais compósitos, reforço estrutural, análise e modelagem de sistemas estruturais, ensaios não destrutivos, efeitos de altas temperaturas em estruturas, segurança contra incêndio e pânico, perícias e avaliação de sistemas construtivos. Além disso, atua na área de Prevenção de Desastres e Mapeamento de Riscos e Vulnerabilidades.

Dr. Bernardo Fonseca Tutikian
Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Bernardo Fonseca Tutikian é engenheiro civil, formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 2002, mestre e doutor em engenharia, ambos os títulos obtidos na UFRGS, em 2004 e 2007, respectivamente. Possui especialização em materiais de construção, especificamente em dosagem de concretos autoadensáveis (CAA), sendo autor do livro ‘Concreto Auto-adensável’, publicado pela PINI em 2008. Atualmente é coordenador do curso de Engeharia Civil da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) e professor de tecnologias construtivas, materiais de construção e patologia. Também coordena os cursos de especialização em Construção Civil e Patologia nas Obras Civis na Unisinos. Orienta trabalhos de conclusão de curso e mestrados. Avaliador de periódicos, como Ambiente Construído e Ibracon Revista de Materiais e Estruturas. Membro fundador da Alconpat Brasil e diretor regional do Rio Grande do Sul do Ibracon (Instituto Brasileiro do Concreto). Atual presidente da Alconpat Brasil. Presta consultoria para empresas de construção civil na área de dosagem de concretos e implantação de tecnologias não convencionais.

Dr. Enio José Pazini Figueiredo
Universidade Federal de Goiás

Possui Graduação em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1985), Especialização em Patologia das Construções pelo Instituto Eduardo Torroja / Espanha (1988), Mestrado em Construção Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989), Doutorado em Engenharia de Construção Civil e Urbana pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo em Sanduiche com a Aston University / UK e o Instituto Eduardo Torroja / Espanha (1994) e Pós-Doutorado na Norwegian University of Science and Tecnhology (NTNU), Noruega (2009). Desde 1995 é Professor Titular da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Durabilidade das Estruturas de Concreto Armado, atuando principalmente nos seguintes temas: concreto, durabilidade, monitoramento por técnicas não-destrutivas (eletroquímicas e ultrassônicas), corrosão e reabilitação de estruturas de concreto.

Dr. Joaquim Barros
Universidade do Minho – Portugal

Joaquim Barros is an ISISE member and Full Professor of the Structural Division of the Department of Civil Engineering, University of Minho, Portugal. He is a member of ACI Committees 440-Fiber-Reinforced Polymer Reinforcement and 544-Fiber-Reinforced Concrete, a member of fib TG 8.3-Fibre Reinforced Concrete, fib TG 9.3-FRP Reinforcement for Concrete Structures, fib TG 8.8-Structural design with flowable concrete, a member of the RILEM TC-DUC, and a Council member of the International Institute for FRP in Construction (IIFC). He is member of the Scientific Advisory Committee of the Australian “Design Guideline for RC structures retrofitted with FRP and metal plates: beams and slabs“. His research interests include structural strengthening, composite materials, fiber reinforced concrete and the development of constitutive models for the FEM analysis. He his author of more than 400 papers divided by books, chapter of books, journal papers, conferences, monographs and educational reports. He is the co-founded of FEMIX FEM-based computer program for advanced structural analysis. He is the coordinator of 15 research projects (5 are in progress). He supervised 2 Pos-Doc (concluded), 9 PhD (concluded) and 20 MSc (concluded), and he is supervising 15 PhD candidates and 10 MSc candidates. He is consultant on the areas of fiber reinforced concrete structures, structural rehabilitation and strengthening, and for the development of new materials for innovative structures by using advanced computer modeling.

 M.Sc. Emilio Takagi
MC-Bauchemie Brasil

Possui graduação em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1994). Atualmente é especialista do Instituto de Educação Tecnológica De Luca Daher e gerente técnico – MC-Bauchemie Brasil. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Engenharia Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: poliuretano, infiltração, selamento, epóxi e injeção em concreto.

Dra. Oladis Troconis de Rincón
Universidad del Zulia – Venezuela

Dr. Rincon Oladis Troconis trabalha desde 1972 na Faculdade de Engenharia da Universidade de Zulia (LUZ), onde é diretora do Centro de Estudos de corrosão. Possui graduação em Engenharia Química e mestrado em Engenharia Química pela Universidade de Oklahoma, nos EUA. É doutora em Eletroquímica Fundamental e Aplicada pela Universidade dos Andes, na Venezuela e recebeu o título Doutor Honoris Causa pela Universidade de Zulia. É credenciada pelo Programa Nacional para a Promoção da investigação ao mais alto nível. Atua principalmente nas seguintes áreas de pesquisa: Corrosão e seu controle, prevenção de patologias em estruturas de concreto armado e corrosão atmosférica. Publicou amplamente em revistas internacionais de alto impacto, anais de congressos nacionais e internacionais, capítulos de livros, livros, artigos de revisão e broadcast. Foi editora-chefe da Revista Técnica de Ingeniería en LUZ e membro dos comitês científicos de revistas indexadas nos Estados Unidos, Chile, México, Reino Unido, Portugal e Venezuela. Ocupou vários cargos na NACE International no qual destaca: Director at Large, Diretor da América Latina, Diretor da Área Internacional e Presidente da Uhlig Award. Já ganhou vários prêmios importantes como FELLOW da NACE International e Membro da Academia Nacional de Engenharia e Habitat na Venezuela.

Dr. José Marques Filho
Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (1980), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (1990) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Atualmente é engenheiro civil consultor da Companhia Paranaense de Energia, presidente do Instituto Brasileiro do Concreto, coordenador da Comissão de Concreto – Comitê Brasileiro de Barragens, colaborador – International Commission on Large Dams, – Engenharia e Construção, coordenador geral e responsável técnico – Consórcio São Jerônimo, – Espaço Energia, – Revista IBRACON de Materiais (1809-5046) e professor adjunto da Universidade Federal do Paraná. Participou de mais de 30 projetos de geração de energia. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Projetos de Grandes Estruturas e Tecnologia do Concreto, atuando principalmente nos seguintes temas: concreto, barragens, ccr, laboratório de concreto e caracterização.

Dra. Denise Dal Molin
Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1982), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (1995). Atualmente é Professora e pesquisadora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Construção Civil. Desenvolve, principalmente, os seguintes temas: tecnologia de concretos convencionais e especiais, aproveitamento de resíduos em materiais de construção, desenvolvimento de novos materiais, avaliação de desempenho de materiais e componentes da construção, patologia e recuperação de estruturas e construções, e processos construtivos. É pesquisadora nível I do CNPq. É consultora da CAPES e do CNPq. Na área administrativa, foi coordenadora do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil por duas gestões seguidas. Participou como membro da Comissão Coordenadora do PPGEC e membro do Colegiado do Departamento de Engenharia Civil em diversas gestões. Fez parte, ainda, do Conselho da Escola de Engenharia e do Fórum dos Coordenadores da UFRGS. Foi diretora da Escola de Engenharia da UFRGS na gestão 2008-2012.

Ph.D. Tulio Bittencourt
Universidade de São Paulo

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de Brasília (1984), mestrado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1988) e doutorado em Engenharia de Estruturas – Cornell University (1993). Atualmente é Professor Titular da Universidade de São Paulo, Diretor Presidente e membro do Conselho do Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON). Atua como revisor dos periódicos: Engineering Fracture Mechanics, ACI Materials Journal , ACI Structural Journal, Journal of Engineering Mechanics (ASCE), Revista Concreto & Construções – IBRACON, Revista Sul-Americana de Engenharia Estrutural , Revista Engenharia Civil – Universidade do Minho, Revista IBRACON de Estruturas e Materiais – RIEM . Tem experiência na área de Estruturas, com ênfase em Estruturas de Concreto, atuando principalmente nos seguintes temas: mecânica da fratura do concreto, modelagem computacional não-linear via método dos elementos finitos, análise experimental e monitoração de estruturas.

M.Sc. Roberto de Araújo Coelho
Racional Sistemas Construtivos Ltda

Engenheiro Civil pela UFMG (1983), Mestre em Engenharia de Estruturas pela UFMG (2003), Diretor da Racional Sistemas Construtivos Ltda, Consultor para área de Patologias e Recuperação de Alvenarias e Estruturas, Delegado da ABECE (2000-2002), Professor Mestrado em Construção Civil e Engenharia Ambiental da FUME-MG (2000-2004), Consultor da Arcelor Mittal para os produtos de alvenaria, Autor do “Manual Técnico de interfaces entre estrutura metálica e sistemas complementares” para a GERDAU e autor de diversos artigos técnicos relativos à patologias nas alvenarias.