Palestrantes Internacionais

“Estruturas de concreto afetadas por fenômenos expansivos: 30 anos de experiência”
Eng. Sérgio Henrique Pialarissi Cavalaro, Ph.D.
Loughborough University –
Reino Unido

Engenheiro Civil graduado pela Universidade Estadual de Londrina-PR em dezembro de 2006, obteve o Diploma de Estudos Avançados pela Universitat Politècnica da Catalunya (Barcelona, España) em setembro de 2007 e o título de Doutor em Engenharia da Construção pela mesma universidade em julho de 2009, além da menção de Doutor Europeu em virtude do trabalho realizado em Delft University of Technology (Delft, Holanda). De março de 2006 a julho de 2009, também esteve vinculado à empresa multinacional FCC (Fomento Construções e Contratas) tratando de diversos temas tanto no âmbito construtivo como no industrial. Participou no processo de análise de vários túneis construídos com tuneladoras do tipo TBM além de prestar assessoria em temas relacionados à tecnologia de materiais. Possui 7 anos de experiência na área de pesquisa e desenvolvimento, 3 dos quais como coordenador de linhas de pesquisa com empresas e entidades da Espanha, da Holanda e da Bélgica. Contratado de setembro de 2008 a agosto de 2010 como parte do quadro de Docentes e de Pesquisa (PDI) da Universitat Politècnica da Catalunya. Foi professor da Universitat Politècnica da Catalunya (Barcelona, España) lotado no Departamento de Ingenharia Civil e Ambiental da Universidad Politécnica de Cataluña de 2010 até 2017. Atualmente é Professor da School of Architecture, Building and Civil Engineering na Loughborough University.

 

“Prevenindo, mitigando e convivendo com a RAA em estruturas de concreto: desafios e necessidades de pesquisa”
Eng. Leandro F.M. Sanchez, Ph.D.
University of Ottawa –
Canadá

Bacharel em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia Mauá (São Caetano do Sul, Brasil) em 2004. Mestre em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (São Paulo, Brasil) em 2008. Ph.D. em Ciências da Terra da Universidade Laval (Quebec, Canadá) em 2014. Pós Doutorado na Universidade McGill (Montreal, Canadá).

De 2006 a 2009, trabalhou na Desek Ltda, em São Paulo, Brasil, como engenheiro consultor, atuando principalmente nas áreas de tecnologia do concreto, durabilidade e reabilitação de estruturas. Os seus interesses de pesquisa centram-se em dois temas principais: a) avaliação do dano real (diagnóstico) e potencial de maior deterioração (prognóstico) da infra-estrutura de envelhecimento em concreto e; b) concepção de materiais de alto desempenho para o desenvolvimento sustentável na construção de concreto. No primeiro tema de pesquisa,  trabalhou na caracterização de danos em concreto principalmente devido à reação agregada alcalina (RAA). Pesquisou e aprimorou algumas ferramentas microscópicas e mecânicas para avaliar o grau de dano do RAA e o desenvolvimento em concretos. Também investigou as implicações das ferramentas da técnica anterior para avaliar diferentes mecanismos de danos, como a formação de etringita tardia (DEF) e os ciclos de gelo e degelo, independentes ou acompanhados de RAA.  Tem contribuído para a avaliação do desenvolvimento da RAA em infraestrutura de envelhecimento crítico. No segundo tema de pesquisa, está trabalhando principalmente no uso de agregados de concreto reciclado como um material inovador e sustentável para novas construções. Foi premiado com a bolsa de estudos VANIER, a mais prestigiada bolsa de doutorado no Canadá dada pelo CRSNG e também participou de um programa CREATE / FONCER-INFRA, também financiado pelo CRSNG, que visava atender às necessidades imediatas da sociedade canadense formando uma equipe de especialistas para manutenção e reabilitação de infra-estrutura de concreto. Palestrante convidado de inúmeros eventos técnicos e científicos, publicou vários trabalhos científicos nas revistas mais reconhecidas da área. Participa em vários comitês técnicos em todo o mundo, como ACI (201-durabilidade, 236-materiais ciência do concreto), RILEM (evitando a reação de agregados alcalinos em estruturas de concreto) e IBRACON (reação alcalina-agregada, durabilidade de concreto).

“Avaliação da capacidade resistente de estruturas de concreto armado”
Eng. Sergio Gavilán, Ph.D.
Gávilan & Associados / UNA – Paraguai

Engenheiro Civil pela Facultad de Ingeniería de la Universidad Nacional de Asunción (1997). Magister em Ciencias da Engenharia Civil pela Facultad de Ciencias y Tecnología, Universidad Católica Ntra. Sra. de la Asunción (2011). Doutor em Engenharia Civil na Área de Estruturas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Brasil, 2017). Atualmente é professor das disciplinas Hormigón Armado 2, Trabajo Final é professor de Patología y Terapéutica del Hormigón Armado no Programa de Postgrado (Maestría) da Facultad de Ingeniería de la Universidad Nacional de Asunción. É diretor de Gavilán & Asociados S.A. Desde o ano 1.999 trabalha principalmente na avaliação, reparo e reforço de estruturas de concreto armado e no controle de qualidade na construção. Atualmente tem  feito mais de 500.000 m2  de avaliação estrutural e 6.000 m2 de reforço com compostos de fibra de carbono.  Alguns trabalhos destacados são:

É membro ativo da ACI, RILEM, fib, IBRACON, ALCONPAT, APE e CAPACO. Foi palestrante convidado e publicou vários trabalhos no IBRACON, CINPAR, JSIE, CONPAT e ALCONPAT. Suas pesquisas mais recentes foram sobre o uma versão modificada do ensaio APULOT de aderência entre aço e concreto para avaliação da resistência à compressão simples do concreto nas primeiras idades, que foi publicado na Structural Concrete da fib.

Palestrantes Nacionais

 “Caracterização e monitorização de estruturas históricas”
Eng. Esequiel Mesquita, Ph.D.

Bacharel em Engenharia Civil pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2012) e Doutor em Engenharia Civil da Universidade do Porto (2017) é Chefe do Laboratório de Engenharia Civil do Núcleo de Tecnologia Industrial do Ceará e Professor Adjunto do Departamento de Engenharia Civil da Faculdade Ari de Sá. Entre 2011 e 2012 atuou como Coordenador do Laboratório de Materiais de Construção da Universidade Estadual Vale do Acaraú, onde desenvolveu trabalhos nas áreas de durabilidade do concreto e controle da qualidade dos materiais. É membro do ICOMOS Brasil, do comitê W098 – Intelligent and responsive buildings do CIB, membro do ALCONPAT Brasil, e do Instituto de Telecomunicações, Portugal. Em 2016, recebeu o premio Best Young Research Paper na XII International Conference on Structural Repair and Rehabilitation, no Porto. Tem atuado como revisor de vários periódicos internacionais e desde 2016 é Guest-Editor do Building Pathology and Rehabilitation Journal e do  Journal of Civil Structural Health Monitoring. É autor ou co-autor de mais de 60 trabalhos, entre artigos em revistas, conferencias, patentes e trabalhos técnicos, e desde 2014 desenvolve trabalhos na área de caracterização de estruturas históricas brasileiras com apoio do IPHAN. Atualmente desenvolve pesquisas em colaboração com o  Laboratório de Engenharia Sísmica e Estrutural da Universidade do Porto e com o Departamento de Engenharia Civil da Universidade de Florença. Suas principais áreas de atuação são: Structural health monitoring (SHM), sensores óticos para monitorização das estruturas, caracterização não destrutiva, durabilidade, recuperação e manutenção de construções históricas.

 “Sucessos e insucessos nas construções de túneis”
Eng. Carlos Eduardo Moreira Maffei, Dr.

Foi Professor Titular do Departamento de Estruturas e Fundações da Escola Politécnica da USP até 2011, quando aposentou-se compulsoriamente pela mesma instituição.  Graduou-se em Engenharia Civil na Escola Politécnica da USP em 1963, tendo continuado a carreira acadêmica na própria Poli (onde obteve os títulos de Mestre, Doutor, Professor Livre Docente e Professor Titular), enquanto atuava no mercado profissional. Trabalhou até 1979 na Promon Engenharia onde ocupou o cargo de Superintendente da Área de Edificações e Obras Públicas, quando então foi contratado pela THEMAG Engenharia, onde trabalhou até 1982, chegando a Superintendente da Área de  Transportes. Como responsável por projetos do Metrô de São Paulo e do Rio de Janeiro, especializou-se em obras enterradas, como túneis, valas e estações de Metrô.  Já reconhecido no mercado como grande nome nas áreas de estruturas e interação solo-estrutura fundou em 1982 a C. E. M. Maffei Engenharia Ltda., onde atua até hoje

Possui em seu currículo inúmeros os projetos e consultorias de destaque, inclusive no meio midiático, entre eles os reaprumos dos blocos A e B do Edifício Núncio Malzoni em Santos/SP, o túnel de baixíssima cobertura para acesso ao novo Centro Administrativo de Minas Gerais, os túneis do Morro Alto em Osório/RS, Túnel do Morro Agudo (SC), Túnel Max Feffer (SP), Túnel Fernando Vieira de Mello (SP), o estacionamento subterrâneo do Hospital das Clínicas (SP), o novo estacionamento do Aeroporto de Congonhas, os túneis Interceptores de Esgotos ao longo da Marginal Pinheiros (IPI-6 e IPI-7), projetos de aumento de calado de vários terminais portuários no Brasil, e vários quilómetros de túneis metroviários em São Paulo e Salvador.

 

“Análise de  Concepção de Projeto , Recuperação e Reforço Estrutural de Estruturas Concreto Armado e Concreto Protendido em Ambiente Marinho de Forte Agressividade e Estruturas de Concreto Enterradas Sujeitas a Ação da Subpressão”
Eng. Luiz Eduardo Barata Cardoso, Esp.

Possui graduação em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em 1979 e Pós-Graduação na área de estruturas em 1981 através da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Atualmente é professor no Departamento de Engenharia Civil – Estruturas na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, carreira construída desde 1982. Ainda, é diretor técnico da Jose Luiz Cardoso Engenharia de Projetos e Consultoria, e Diretor Técnico do IBRACON – Regional RJ.

Tem experiência na área de projetos estruturais em concreto armado, concreto protendido e metálica, com ênfase em pontes, portos e estádios e em obras de recuperação e reforço estrutural. Alguns dos principais projetos realizados são:

Consultoria técnica a obra das estruturas da usina nuclear de Angra dos Reis – RJ.

“Manutenção de Obras Viárias”
Eng. Júlio Timerman, Esp.
Presidente do Instituto Brasileiro do Concreto – IBRACON

Engenheiro Civil, Consultor em Estruturas – Engeti-Consultoria e Engenharia S/S Ltda.

Nasceu em 1955, recebendo seu diploma de engenheiro civil em 1977, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, com especialização em estruturas pela Escola de Engenharia de Lins.

Ex-Presidente da ABECE- Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural. Laureado com o Prêmio Emilio Baumgart 2005 pelo Ibracon. Laureado com o Prêmio Gilberto Molinari 2009 em reconhecimento aos serviços prestados ao Ibracon.

Presidente do IBRACON Instituto Brasileiro do Concreto. Vice Presidente da IABSE – International Association For Bridges and Structural Engineering. Membro do 318-L do ACI, American Concrete Institute. Coordenador da CE da ABNT de revisão de diversas Normas Brasileiras (7187, 7188, 9452, 9607,etc…). Membro do Conselho da ABPE -Associação Brasileira de Pontes e Grandes Estruturas.

Autor e Co-Autor de vários artigos e livros publicados no Brasil e no Exterior.

 

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