Palestrantes Convidados 2019-11-07T12:04:35-03:00

PALESTRANTES INTERNACIONAIS

Humberto Varum – Universidade do Porto (Portugal)

“Comportamento Sísmico de Edifícios”

Humberto Varum é Professor Catedrático no Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Portugal. É Membro Integrado da Unidade de Investigação “CONSTRUCT, Instituto de I&D de Estruturas e Construção”. Foi Perito Nacional Destacado no laboratório ELSA (European Laboratory for Structural Assessment), do JRC (Joint Research Centre), da Comissão Europeia, em Itália JRC, no período de Julho de 2009 a Agosto de 2010. Desde maio de 2015, é membro da Direção do Instituto da Construção, da Universidade do Porto. É membro do Comité Nacional do ICOMOS (Council on Monuments and Sites), desde 2009, e Expert Member do ISCEAH (International Scientific Committee of Earthen Architectural Heritage), desde 2011. Participou em várias missões de reconhecimento pós-sismo, nomeadamente em L’Aquila (Itália, 2009), Lorca (Espanha, 2011), Emília-Romanha (Itália, 2012), Gorkha (Nepal, 2015) e Puebla (México, 2017). Os seus principais interesses de investigação incluem: avaliação, reabilitação e reforço sísmico de estruturas, e reabilitação e reforço sísmico de construções históricas.

Filippo Ubertini – Universidade de Perugia (Itália)

“Advanced structural health monitoring solutions for civil engineering: vibration-based methods and smart nanocomposite materials
(Soluções Avançadas de Monitoramento da Saúde Estrutural para Engenharia Civi: Métodos Baseados em Vibrações e Materiais Nanocompósitos Inteligentes)

Filippo Ubertini é Full Professor no Departmento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Perugia, Itália, onde ministra disciplinas na área de Projetos de Estruturas. Graduado em Engenharia Civil, com distinção acadêmica pela Universidade de Perugia in 2005, tendo obtido o grau de PhD em Engenharia Civil pela Universidade de Pavia(Itália) em 2009. Foi estudante visitante na Columbia University (EUA) em 2008.

Suas linhas de pesquisa são focadas principalmente em monitoramento da vida útil estrutural, com ênfase em materiais nanocompósitos inteligentes e métodos baseados em vibração aplicados à engenharia de sismos e às estruturas de patrimônio histórico-cultural.

Atualmente, coordena o grupo de pesquisas da Universidade de Perugia(ITA) em dois projetos europeus Horizon 2020 e em dois Projetos de Pesquisa de Relevância Nacional (PRIN – Progetti di Ricerca di Interesse Nazionale). É membro editorial das revistas científicas: Shock and Vibration, Advances in Civil Engineering, Mathematical Problems in Engineering and Sensors. Desde de 2010 tem sido agraciado com premiações por suas publicações e palestras.

PALESTRANTES NACIONAIS

Antônio Eduardo Bezzera Cabral (UFC)

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Ceará (1997), mestrado em Engenharia Civil (Construção Civil) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000), doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo (2007), com estágio no exterior (Universiy of Technology, Sydney – Austrália) e estágio de pós-doutorado na Universitat Politècnica de Catalunya (UPC-Barcelona, Espanha, 2012). Atualmente é professor Adjunto do Departamento de Engenharia Estrutural e Construção Civil (DEECC) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Atua no ensino de graduação em Engenharia Civil e no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil: Estruturas e Construção Civil (PEC) da UFC, além de participar e coordenar vários projetos de pesquisa e de extensão. Tem experiência na área de Construção Civil, atuando principalmente nos seguintes temas: diagnóstico de manifestações patológicas em edificações, reparo e reforço do concreto armado, tecnologia do concreto e de argamassas, uso de materiais não convencionais na construção civil e gestão de resíduos sólidos da construção civil.

Daniel Veras Ribeiro (UFBA)*

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Bahia (2004), mestrado em Engenharia dos Materiais pela Universidade Federal de São Carlos (2006) e doutorado (2010) e pós-doutorado (2011) em Ciência e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos. Desenvolveu, ainda, estágio de pós-graduação na Universidade de Aveiro, no Instituto Superior Técnico de Viana do Castelo e no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), ambos em Portugal. Foi vencedor do Prêmio Nacional de Teses Marechal-do-Ar Casimiro Montenegro Filho (2011), promovido pela Secretaria Nacional de Assuntos Estratégicos (SAE). Atualmente é Professor Adjunto IV da Universidade Federal da Bahia, Vice-coordenador do Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil (PPEC/UFBA) e Docente Permanente do Centro Interdisciplinar de Energia e Meio Ambiente (CIEnAm/UFBA). É Diretor Regional da ALCONPAT Brasil. O pesquisador coordena o Laboratório de Ensaios em Durabilidade dos Materiais (LEDMa) e o Laboratório de Ensaios Mecânicos (LEM), sendo ainda assessor ad hoc do CNPq, CAPES e da FACEPE para a área de Engenharias I, revisor de diversos periódicos nacionais e internacionais, Editor da Revista Ambiente Construído e coordenador do Comitê Técnico IBRACON/ALCONPAT CT-702 ? Procedimentos para Ensaios de Avaliação da Durabilidade das Estruturas de Concreto. Atua no desenvolvimento de materiais para a Engenharia Civil, com ênfase em concretos e argamassas, com foco no desenvolvimento em novos materiais, reutilização de resíduos industriais, reologia de matrizes cimentíceas e análise da durabilidade de materiais e componentes. Autor dos livros “Resíduos Sólidos: Problema ou Oportunidade?” (Interciência, 2009); “Corrosão em estruturas de concreto armado: Teoria, controle e métodos de análise” (Elsevier, 2013) e “Corrosão e Degradação em Estruturas de Concreto: Teoria, Controle e Técnicas de Análise e Intervenção” (Elsevier, 2018).

* a confirmar

Rachel Jardim Martini (CEFET-MG)

“Aplicação de Redes Neurais Combinadas com Técnicas Geofísicas para Caracterização de Estruturas”

Possui graduação em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2011), mestrado em Engenharia Civil pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (2014) e doutorado em Programa Doutoral em Engenharia Civil pela Universidade do Porto (2019). Atualmente é professora efetiva do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais – Unidade Curvelo, integrante do Departamento de Engenharia Civil e Meio Ambiente (DECMA/CEFET-MG). Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em reabilitação de patrimônio, atuando principalmente com métodos de ensaio não-destrutivos (NDT).