CBPAT 2022
SEJA BEM-VINDO (A)
A Associação Brasileira de Patologia das Construções (ALCONPAT BRASIL) promove, de 02 a 05 de agosto de 2022, a quinta edição do Congresso Brasileiro de Patologia das Construções (CBPAT2022)!
A Associação Brasileira de Patologia das Construções (ALCONPAT BRASIL) promove, de 02 a 05 de agosto de 2022, a quinta edição do Congresso Brasileiro de Patologia das Construções (CBPAT2022)!
O evento é um fórum de debates sobre o controle da qualidade, a patologia e a recuperação de estruturas e sistemas construtivos, tanto em edificações convencionais quanto em obras de infraestrutura, com intuito de divulgar as pesquisas científicas e tecnológicas sobre estes importantes temas e áreas correlatas. O congresso busca a integração dos profissionais envolvidos na construção civil, objetivando maior desenvolvimento profissional.
Os Congressos Brasileiros de Patologia das Construções são abertos aos profissionais do setor construtivo, engenheiros, técnicos, pesquisadores, empresários, fornecedores, investidores e estudantes que queiram aprender mais, discutir e se atualizar. Os idiomas oficiais do evento são o português, espanhol e inglês.
Área de diagnóstico, reparo, recuperação, reforço, manutenção das construções e normalização.
Apresentação de trabalhos técnicos e científicos, envolvendo atuação prática e acadêmico, seção de pôsteres.
Com profissionais de autoridade nacional e internacional.
Boas práticas, falhas, obras de pequeno, médio e grande porte.
Aplicações técnicas.
Professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Diretora da empresa de consultoria NGI Consultoria e Desenvolvimento
O CBPAT 2022 será realizado na cidade Gramado, no Rio Grande do Sul. O endereço escolhido para abrigar o evento é a Expogramado, na Av. Borges de Medeiros, 4111, Centro – Gramado – RS. (CEP: 95670-000)
Secretário Executivo da ALCONPAT
Av. Bento Goncalves, 9500 – Campus do Vale da UFRGS – Setor IV – Predio 43436
secretaria@alconpat.org.br
Professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Coordenador do Laboratório de Aerodinâmica das Construções (LAC/UFRGS). Possui Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), Mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992) e Doutorado em Engineering Science (Ph.D.) pela University of Western Ontario, Canadá (1996).
Engenheiro Civil (UFRGS, 1989); Mestre em Engenharia Civil/Construção (PPGEC/UFRGS, 1994) e PhD em Civil Engineering/Bridge Maintenance (Leeds University/UK, 1998). Professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), atualmente é Diretor da Escola de Engenharia (2012-2020), Diretor do CEPED/RS e líder dos Grupos de Pesquisa LEME (Laboratório de Ensaios e Modelos Estruturais) e GRID (Gestão de Riscos em Desastres). Foi Coordenador do Comitê de Engenharias da FAPERGS, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC)(2009-2013), Secretário da Associação Sul Americana de Engenharia Estrutural (ASAEE), Presidente e Presidente de Honra da Associación Latinoamericana de Control de Calidad, Patología y Recuperación (ALCONPAT Internacional).Presidente e Secretário da Associação Brasileira de Patologia das Construções (ALCONPAT Brasil) e Diretor e Membro do Conselho do Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON). É membro honorário do IBAPE-RS e membro do IABMAS Brasil, do CBDB, da ABECE e do American Concrete Institute (ACI), além de representante da ABNT no Comitê ISO TC71 e consultor ad-hoc de diversas entidades de fomento. Tem experiência nas áreas de materiais e estruturas de engenharia civil, com ênfase nos temas: durabilidade e vida útil de estruturas, patologia das construções, concretos especiais, materiais compósitos avançados de engenharia, reforço e reparo estrutural, análise, teste e modelagem de sistemas estruturais, ensaios não destrutivos, efeitos de altas temperaturas em estruturas, segurança contra incêndio e pânico, perícias e desempenho e avaliação de sistemas construtivos. Além disso, atua na área de Prevenção de Desastres e Mapeamento de Riscos e Vulnerabilidades.
Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências, Pesquisador 1A do CNPq e Cientista do Nosso Estado (CNE)-FAPERJ, possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba (1983), mestrado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1986), doutorado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro num programa sanduíche com o Imperial College-Londres (1997) e pós-doutorado na TU-Dresden, Alemanha. Atualmente é Professor Titular do Programa de Engenharia Civil da COPPE/UFRJ, Diretor da COPPE, Coordenador do Núcleo de Materiais e Tecnologias Sustentáveis (NUMATS/POLI/COPPE), Chefe da área de Materiais do Laboratório de Estruturas e Materiais (LABEST) da COPPE, Coordenador Executivo do Centro Brasil-China de Mudanças Climáticas e Energias Renováveis, Membro do INBAR Bamboo Construction Task Force, Membro da RedLat ODS e Vice-presidente da Associação Brasileira de Materiais e Tecnologias não Convencionais. Sua atuação acadêmica se dá nas áreas de Materiais e Sustentabilidade nas Construções, atuando principalmente nos seguintes temas: materiais compósitos a base de cimento (FRC,HPFRC,UHPFRC, SHCC) , materiais cimentíceos nanoestruturados, materiais cimentíceos de baixo impacto ambiental, edificações e mudanças climáticas, eficiência energética nas construções, sequestro de carbono, análise de ciclo de vida (ACV) aproveitamento de resíduos sólidos (urbanos, construção e demolição, agrícolas e industriais) nas construções, concretos especiais: bio-concreto, concreto de alto desempenho, concreto autoadensável, concreto refratário, pastas de cimentação, concretos para barragens de concreto.
Engenheiro Civil, pós-graduado em Gestão de Projetos e Mestre em Estruturas e Construção Civil (UnB). É professor em cursos de graduação e pós-graduação em Engenharia Civil. Consultor na área de Patologia das Construções e diretor técnico da Temporim Engenharia e Consultoria. Pesquisador e autor de inúmeros artigos nacionais e internacionais relacionados ao tema patologia das construções. Pesquisas nas áreas de: desempenho, durabilidade e vida útil de revestimentos de fachada, durabilidade do concreto, comportamento higrotérmico de materiais e sistemas e processos construtivos.
Possui Graduação em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1985), Especialização em Patologia das Construções pelo Instituto Eduardo Torroja / Espanha (1988), Mestrado em Construção Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989), Doutorado em Engenharia de Construção Civil e Urbana pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo em Sanduiche com a Aston University / UK e o Instituto Eduardo Torroja / Espanha (1994) e Pós-Doutorado na Norwegian University of Science and Tecnhology (NTNU), Noruega (2009). Desde 1995 é Professor Titular da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Durabilidade das Estruturas de Concreto Armado, atuando principalmente nos seguintes temas: concreto, durabilidade, monitoramento por técnicas não-destrutivas (eletroquímicas e ultrassônicas), corrosão e reabilitação de estruturas de concreto. Em 2013 recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidad Científica del Perú (UCP).
Bernardo Fonseca Tutikian é professor e pesquisador da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – RS (UNISINOS), sendo docente permanente do Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil e do Mestrado Profissional de Arquitetura e Urbanismo. É pesquisador do Instituto Tecnológico de Desempenho para Construção Civil – itt Performance (http://www.unisinos.br/itt/ittperformance/) e é coordenador do projeto de Rede Redetec – chamada pública 01/2014 ? MCTI/MCIDADES/FINEP/REDETEC. Engenheiro civil, mestre e doutor em engenharia. Tem pós doutorado pela CUJAE em 2013, foi professor visitante da Universidade de Missouri of Science and Technology (EUA), é professor visitante na Université de Cergy-Pontoise (França) e pesquisador da universidad de la Costa – CUC (Colômbia). É autor do livro ‘Concreto autoadensável’, publicado pela PINI em 2008 e 2015 e do livro ‘Patologia das Estruturas de Concreto, Aço e Madeira, publicado pela Oficina de Textos em 2019. Atua nos cursos de especialização em Construção Civil, Segurança contra Incêndio, Projeto de Estruturas e Patologia e Desempenho nas Obras Civis na Unisinos. Orienta trabalhos de conclusão de curso, mestrados e doutorados e é avaliador de periódicos internacionais de renome, como Construction and Building Materials, Cement and Concrete Research e ACI. É membro permanente do Steering Board do CONSEC e é Editor Associado do periódico RIEM. Conselheiro eleito do IBRACON (Instituto Brasileiro do Concreto), ex vice-presidente e atual diretor de pesquisa e desenvolvimento. Ex-presidente da Alconpat Brasil por dois mandatos, ex-vice presidente e Diretor de Jovens da Alconpat Internacional. Presta consultoria para empresas de construção civil na área de dosagem de concretos, desempenho e patologia. Publicou mais de 350 trabalhos em periódicos e eventos.
Fundador e CEO Augin
Doutor em Engenharia de Segurança ao Incêndio pela Universidade de Coimbra/Portugal (2021) e doutor em Engenharia Civil pela Unisinos (2021). Pós graduado em Patologia das Construções pela Unisinos (2014) e em Estruturas Metálicas pela UNICID/SP (2019). Engenheiro Civil pela PUCRS (2011), com período sanduíche na ENISE/França (2009-10). Atualmente é professor dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura da Unisinos. Coordena dois cursos de pós-graduação: Projeto de Estruturas e Segurança ao Incêndio em Edifícios. Integra o conselho diretivo da ALBRASCI (Associação Luso-Brasileira de Segurança ao Incêndio). Diretor técnico da Bolina Engenharia e Consultoria desde 2017. Dedica-se a pesquisas e atividades relacionadas a segurança ao incêndio e estruturas (aço, concreto e mistas).
Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Alagoas (2001), mestrado (2003) e doutorado (2008) em engenharia civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010), com pesquisa na área de desenvolvimento de novos materiais e aproveitamento de resíduos. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em reciclagem e reaprovietamento de resíduos industriais, desenvolvimento de novos materiais de construção, componentes e sistemas construtivos, patologia das edificações. Atualmente é professora associada do departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal do Espírito Santo, ministrando as disciplinas de Materiais de Construção, Concretos Especiais e Patologia das Construções para graduação e pós-graduação.
Guilherme A. Parsekian é formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar (1993), com mestrado (1996, distinção) e doutorado (2002) pela Universidade de São Paulo. Trabalhou na Universidade de Calgary como Pós-Doutorando (2006-07) e Pesquisador Visitante (2016-17). Antes de sua carreira acadêmica, trabalhou como engenheiro estrutural, projetando edificações em concreto armado e alvenaria estrutural. Atualmente é Professor Associado da UFSCar. Coordena um grupo e laboratório dedicado à pesquisa e aprendizagem de concreto e alvenaria estrutural, tendo supervisionado mais 150 de alunos de Graduação, Especialização, Mestrado e Doutorado. Na UFSCar foi Coordenador da Graduação em Engenharia Civil (2009-11), da Pós-Graduação em Engenharia Civil (2015-2021) e da Especialização em Gestão e Tecnologia de Edificações (2002-atual), e atualmente é Coordenador do Programa de Internacionalização na área temática Materiais Estratégicos. Em 2012 organizou e foi co-chair do 15th International Brick and Block Masonry Conference. Em 2016, recebeu prêmio de Personalidade do Ano pela Associação Nacional da Indústria Cerâmica, premiação novamente ofertada a UFSCar em 2019. Autor de vários livros, incluindo a edição brasileira do livro Comportamento e Dimensionamento de Alvenaria Estrutural, Parâmetros de Projeto de Alvenaria Estrutural com Blocos de Concreto, Alvenaria Estrutural Em Blocos Cerâmicos. É um dos editores da Coleção IBRACON/ABECE Estruturas de Concreto Armado. Foi Palestrante Convidado em Portugal (IMC, 2014), Uruguai (Seminário Ceramica Armada – Universidad de la Republica, 2017), Equador (Swisscontact, 2014), EUA (NAMC, 2015), Canada (CMC, 2017) e em vários eventos e instituições brasileiras (ENIC, Concrete Show, Minascon, Encontro ANICER, ABCP, ABECE, IE, USP, UNESP, UNICAMP e outros). Foi membro do Comitê Técnico e Nacional do SINAT por vários anos. Dentro do GT em TECNOLOGIA DE SISTEMAS E PROCESSOS CONSTRUTIVOS da ANTAC, foi um dos idealizadores do WORKSHOP DE TECNOLOGIA DE PROCESSOS E SISTEMAS CONSTRUTIVOS. Participa a Diretoria Regional da ABECE, sendo idealizador e organizador do Encontro ABECE-UFSCar de Engenharia de Estruturas, com cinco edições realizadas, e membro do Corpo-Editorial da Revista Estrutura. É Diretor de Publicações do IBRACON e Editor-Chefe do IBRACON Structures and Materials Journal, tendo exercido a Presidência do Comitê Editorial da Revista Concreto e Construções por quatro anos. É Coordenador do Comitê de Norma ABNT em Alvenaria Estrutural, e um dos principais articuladores da unificação nas normas no tema, publicadas em 2020. Membro do comitê de norma americano TMS 402/602 Building Code Requirements and Specification for Masonry Structures. Publicou ainda outros capítulos e vários artigos em periódicos e congressos. Pesquisas de interesse incluem: Comportamento Experimental e Modelagem Numérica de Estruturas de Concreto e Alvenaria, Aplicações de Materiais Estruturais, Racionalização das Construções e Análise e Reparo de Construções Contemporâneas e Históricas.
Muito obrigado, a sua mensagem foi enviada com sucesso. Por favor, aguarde nossa resposta.