Crea-PI dará parecer sobre desabamento de shopping em 90 dias

Cerca de 12 operários trabalhavam no local no momento do acidente. Um operário foi resgatado debaixo dos escombros e levado para o HUT.

shoppingpiauiA estrutura desabou na última quinta-feira, 11/7 (Foto: Gilcilene Araújo/G1)

Parte da obra do Shopping Rio Poty, na Avenida Marechal Castelo Branco, Zona Norte de Teresina, desabou por volta de 1h45 desta quinta-feira (11). Cerca de 12 pessoas trabalhavam no local no momento do acidente e um técnico em edificação foi resgatado entre os escombros e levado para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT).

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (Crea-PI) deve divulgar em até 90 dias o laudo técnico que apontará as causas do desabamento da obra do Shopping. Uma equipe multidisciplinar de profissionais está reunindo documentos e fazendo a vistoria no local da obra.

“O Conselho começou o estudo da obra e tem na equipe engenheiros das diversas modalidades para a construção do parecer técnico”

Explicou o engenheiro civil Paulo Roberto Oliveira, presidente do Crea-PI. Ele garantiu que todos os aspectos serão considerados pela comissão responsável pelo estudo.

“Nenhuma possibilidade é descartada. Falha geológica, problemas na estrutura ou na execução da obra serão levados em consideração. O laudo nos dará condições de diagnosticar a origem do problema, evitando que novos sinistros aconteçam. Identificar os problemas na obra será complexo devido a sua grande dimensão. A obra caiu como uma espécie de efeito dominó, onde uma parte foi derrubando as outras.

Pessoas que moram próximas a obra disseram que ouviram um forte barulho e depois uma grande neblina de poeira. Um morador que não quis se identificar, disse que após o estrondo houve tumulto e gritos dos trabalhadores. Segundo a empresa responsável pela obra, a SC2 Shopping Centers Teresina,  o funcionário ferido está sob cuidados médicos e que se colocou à disposição dos parentes da vítima para prestar toda a assistência necessária.

Ainda de acordo com a construtora, as causas do acidente estão sendo investigadas e, havendo informações mais detalhadas sobre o fato, a empresa vai divulgar nota à imprensa.

Shopping

A obra é de responsabilidade do grupo Sá Cavalcante. É o primeiro empreendimento do grupo no Piauí e o investimento é de, aproximadamente, R$ 1,2 bilhão.

Fonte: G1.com & cidadeverde.com

Postado por: Eng. Rafael Burin Fávero

Compartilhe esse post

Você não pode copiar este conteúdo. Peça autorização e liberaremos!/p>

Bem-vindo(a) ao novo login!

O seu cadastro foi enviado!

Muito obrigado, a sua mensagem foi enviada com sucesso. Por favor, aguarde nossa resposta.