Cerca de 12 operários trabalhavam no local no momento do acidente. Um operário foi resgatado debaixo dos escombros e levado para o HUT.
A estrutura desabou na última quinta-feira, 11/7 (Foto: Gilcilene Araújo/G1)
Parte da obra do Shopping Rio Poty, na Avenida Marechal Castelo Branco, Zona Norte de Teresina, desabou por volta de 1h45 desta quinta-feira (11). Cerca de 12 pessoas trabalhavam no local no momento do acidente e um técnico em edificação foi resgatado entre os escombros e levado para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT).
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (Crea-PI) deve divulgar em até 90 dias o laudo técnico que apontará as causas do desabamento da obra do Shopping. Uma equipe multidisciplinar de profissionais está reunindo documentos e fazendo a vistoria no local da obra.
“O Conselho começou o estudo da obra e tem na equipe engenheiros das diversas modalidades para a construção do parecer técnico”
Explicou o engenheiro civil Paulo Roberto Oliveira, presidente do Crea-PI. Ele garantiu que todos os aspectos serão considerados pela comissão responsável pelo estudo.
“Nenhuma possibilidade é descartada. Falha geológica, problemas na estrutura ou na execução da obra serão levados em consideração. O laudo nos dará condições de diagnosticar a origem do problema, evitando que novos sinistros aconteçam. Identificar os problemas na obra será complexo devido a sua grande dimensão. A obra caiu como uma espécie de efeito dominó, onde uma parte foi derrubando as outras.
Pessoas que moram próximas a obra disseram que ouviram um forte barulho e depois uma grande neblina de poeira. Um morador que não quis se identificar, disse que após o estrondo houve tumulto e gritos dos trabalhadores. Segundo a empresa responsável pela obra, a SC2 Shopping Centers Teresina, o funcionário ferido está sob cuidados médicos e que se colocou à disposição dos parentes da vítima para prestar toda a assistência necessária.
Ainda de acordo com a construtora, as causas do acidente estão sendo investigadas e, havendo informações mais detalhadas sobre o fato, a empresa vai divulgar nota à imprensa.
Shopping
A obra é de responsabilidade do grupo Sá Cavalcante. É o primeiro empreendimento do grupo no Piauí e o investimento é de, aproximadamente, R$ 1,2 bilhão.
Fonte: G1.com & cidadeverde.com
Postado por: Eng. Rafael Burin Fávero