Divulgado laudo final sobre problemas na cobertura do prédio da Câmara de Santa Bárbara d’Oeste (SP)

Engenheiros passaram o mês de junho estudando a estrutura e divulgaram laudo final. Infiltrações de água e desabamentos de teto ocorrem há 9 anos no prédio.

A solução para os problemas de estrutura da cobertura da Câmara de Santa Bárbara d’Oeste (SP) custará R$ 247 mil aos cofres públicos. Há nove anos, funcionários e vereadores convivem com desabamentos de partes do teto e goteiras durante os períodos de chuva. Engenheiros do Instituto Brasileiro de Avaliação e Perícias de Engenharia (Ibape) passaram o mês de junho avaliando a estrutura e divulgaram, nesta segunda-feira (15), o laudo do trabalho.

De acordo com o presidente da Câmara, o vereador Fabiano Ruiz Martinez, os reparos no telhado instalado nos gabinetes novos, construídos em 2010, devem ser realizados pela empresa responsável pela obra, uma vez que ainda estão dentro do prazo de garantia. Para a troca do restante do telhado, a Câmara deve abrir licitação no prazo máximo de dois meses. Além disso, a Procuradoria da Câmara deve encaminhar o laudo pericial ao Ministério Público Estadual.

Os problemas no teto da Câmara não são recentes. Em 2004, o teto de um dos gabinetes desabou e a qualidade do material usado na obra foi questionada na Justiça. Dois anos depois, em 2006, uma chuva forte causou tanto transtorno, devido às rachaduras e às infiltrações, que funcionários tiveram de mudar de sala. Em 2013 também houve problemas.

O complexo da Câmara teve uma parte construída em 2002 e a outra em 2010. Mesmo os locais mais novos apresentaram problemas.

Segundo o engenheiro civil Everaldo Bassette, as telhas foram mal colocadas e apresentam “péssimas condições, amassadas e estão furadas em diversos pontos”. Em outros locais, as calhas não têm a inclinação correta para o escoamento da água.

Fonte: G1.com

Postado por: Eng. Rafael Burin Fávero

Compartilhe esse post

Você não pode copiar este conteúdo. Peça autorização e liberaremos!/p>

Bem-vindo(a) ao novo login!

O seu cadastro foi enviado!

Muito obrigado, a sua mensagem foi enviada com sucesso. Por favor, aguarde nossa resposta.