Janelas trancadas, material acústico inadequado e saída dificultada são alguns dos problemas constatados inicialmente
O Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia do Rio Grande do Sul (Ibape-RS) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-RS) devem concluir o laudo pericial sobre o incêndio ocorrido, na madrugada desse domingo, em Santa Maria, na região Central do Estado, até a próxima sexta-feira, 01/2. De acordo com o presidente do Ibape/RS, Eng. Marcelo Suarez Saldanha, o objetivo é produzir um documento técnico que possa mostrar os problemas estruturais do prédio para receber eventos daquele porte.
Segundo o profissional, o Instituto deve receber hoje a documentação produzida nesse domingo. Foi produzido um levantamento fotográfico que possa auxiliar no trabalho pericial. O engenheiro ainda não sabe como o incêndio começou pelo material acústico, já que esse tipo de produto não propaga chamas. Ele disse que o laudo também tem o objetivo de avaliar qual o material utilizado no forro da casa noturna.
Outro ponto que será analisado é a porta do local. Conforme Saldanha, havia uma barra de ferro que bloqueava a saída. Cerca de 70 pessoas morreram no local. O banheiro estava localizado ao lado da saída e as janelas da sala estavam bloqueadas, o que fez muitas vítimas falecerem no lavabo. O presidente destacou que os extintores que estavam no prédio não funcionaram e lembrou também que muitos lequipamentos estavam trancados em uma sala.
Ainda de acordo com ele, a Boate Kiss não tinha o Plano de Prevenção Contra Incêndios (PPCI) desde agosto do ano passado. Em 2012, o prédio passou por uma reforma. O local já abrigou um curso pré-vestibular e também já foi depósito de uma cervejaria.
Após concluído, o documento será encaminhado para a Polícia Civil (PC) a fim auxiliar na investigação. O presidente do Ibape destacou que o estudo também estará à disposição da comunidade.
Fonte: Jerônimo Pires/ Rádio Guaíba