Governo da Nicarágua aprova construção de canal aquático três vezes maior do que o do Panamá

Megaprojeto, que terá 286 km de extensão, inclui também a instalação de portos, aeroportos e linha férrea

O Governo da Nicarágua aprovou uma lei especial que outorga uma concessão à empresa de capital chinês HK Nicaragua Canal Development Inversion Company (HKND), para construir, desenvolver e operar um canal entre os oceanos Atlântico e Pacífico. O megaprojeto, que custará US$ 40 bilhões, terá 286 km de extensão – três vezes mais que o do Panamá. A empresa poderá administrar essa obra por 50 anos, com possibilidade de prorrogação de outros 50.

gran_canal

O complexo, que cortará o país, utiliza o lago Cocibolca, maior da América Central. O projeto ainda inclui a construção de um canal aquático, dois portos de grande magnitude, um canal seco que consiste em uma via férrea entre os dois portos de água profunda, assim como um oleoduto, dois aeroportos e duas zonas de livre comércio.

Em declarações à imprensa local, o presidente da Comissão do Grande Canal da Nicarágua, Manuel Coronel Kautz, explicou que antes de iniciar as obras, a empresa concessionária deverá realizar estudos de sua viabilidade, de seu impacto ambiental, econômico-social e técnico, para definir qual será o melhor caminho a seguir.

Para a HKND, a construção do canal interoceânico pode começar já em 2014. A previsão é de que a obra dure cerca de seis anos.

 

Fonte: Rodrigo Louzas / PiniWeb

Postado por: Eng. Rafael Burin Fávero

Compartilhe esse post

Bem-vindo(a) ao novo login!

O seu cadastro foi enviado!

Muito obrigado, a sua mensagem foi enviada com sucesso. Por favor, aguarde nossa resposta.