Projetado pelo arquiteto Andres Juan Bandeo, o Infinity Coast terá 240 metros de altura e 66 andares. Confira detalhes da fundação, estrutura e fechamento
Começaram as obras do Infinity Coast, considerado o maior edifício residencial da América do Sul. Projetado pelo arquiteto Andres Juan Bandeo, o empreendimento localizado em Balneário Camboriú, Santa Catarina, terá 240 metros de altura e 66 andares, cada um com dois apartamentos de duas ou três suítes. A obra é inspirada em construções de Dubai.
Localizado em um terreno com 4.500 m² na Barra Norte, na esquina das ruas Julieta Lins e Avenida Brasil, o edifício terá uma infraestrutura de resort com 23 itens, incluindo spas externos, campos de mini golf, muro de escalada, cinema, pub Infinity, pomar, game station, wine bar e health club com academia, estúdio de pilates, sauna seca e úmida, sala de massagem e sala de descanso.
O projeto estrutural, desenvolvido pelo escritório Kálkulo de Curitiba / PR, passou por acompanhamento da empresa britânica Building Research Establishment Ltd. (BRE). A fundação adotada para a construção da torre é a de estaca escavada com polímero, de 1,5 metros de diâmetro e 28 metros de profundidade, mais três estacas raiz com diâmetro de 12 polegadas. Essas três últimas estacas são embutidas na estaca escavada já concretada e possuem um comprimento 10 metros maior do que a escavada. Com isso, estas fundações totalizam, em média, 38,00 metros de profundidade, além de outras 125 estacas de 1,50 metros cada.
Segundo o engenheiro responsável pelo projeto, André Capri Bigarella, a estrutura será feita com pilares de concreto e fechamento em parede de concreto em toda a periferia do prédio. A alvenaria será utilizada somente nas divisórias internas dos ambientes.
“Todo o projeto é diferenciado, são 15 pilares de pavimento tipo com dimensão média de 40 centímetros de largura e seis metros de comprimento”, explica.
Ainda segundo o engenheiro, entre os principais desafios da obra está a altura, que dificulta o transporte vertical de materiais e pessoas, a segurança do trabalho e o revestimento externo do edifício. Após a obra, no entanto, a altura do edifício será benéfica: a energia de descida dos quatro elevadores será armazenada e utilizada para iluminação das áreas comuns.
A previsão de entrega do Infinity Coast é no final de 2017.
Fonte: Rodrigo Louzas / PiniWeb
Postado por: Eng. Rafael Burin Fávero