Nova norma de inspeção de estruturas de concreto (NBR 16230) entra em vigor

Texto estabelece as competências mínimas exigidas para certificar os profissionais da área

Entrou em vigor na quinta-feira (14/11) a NBR 16230, que aborda os requisitos de Inspeção de Estruturas de Concreto e de Qualificação e Certificação de Pessoal. Elaborada pela Comissão de Estudo Especial de Serviço de Inspeções de Estruturas de Concreto (ABNT/CEE-169), a normativa, como o próprio nome referencia, tem como objetivo estabelecer os requisitos para a certificação de profissionais que atuam na área de inspeção de estruturas de concreto.

De acordo com o coordenador da Comissão de Estudo responsável pela elaboração da norma, Júlio Timerman:

“o texto estabelece as competências mínimas exigidas para certificar os profissionais que desejam atuar na inspeção de estruturas de concreto”.

Segundo o coordenador, a normativa estabelece também dois níveis de profissionais a serem certificados: Inspetor I e II.

Com foco neste sentido, o Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON) abrirá no início de 2014 as inscrições para a certificação destes profissionais. Para Timerman, em médio prazo, contratantes de serviços, como Petrobrás, Sabesp, Metrô de SP, entre outros, priorizarão a contratação de profissionais certificados.

Fonte: PINIweb

Postado por: Eng. Rafael Burin Fávero

Compartilhe esse post

Você não pode copiar este conteúdo. Peça autorização e liberaremos!/p>

Bem-vindo(a) ao novo login!

O seu cadastro foi enviado!

Muito obrigado, a sua mensagem foi enviada com sucesso. Por favor, aguarde nossa resposta.