O grupo Sá Cavalcante, responsável pela construção do shopping Rio Poty divulgou um relatório sobre as causas do desabamento de parte da obra no dia 11 de julho deste ano. O laudo divulgado aponta um erro no escoramento da quarta laje de uma das duas estruturas que compõem o imóvel.
O relatório descreve que:
“A conclusão irrefutável a que se chegou foi de que o acidente se deveu a um erro de execução específico e pontual. É importante frisar que, por se tratar de erro isolado, fica garantida a continuidade do projeto”
No esquema é possível ver que a estrutura não estava devidamente escorada.
Para realizar a concretagem da quinta laje era necessário que tanto esta quanto a quarta laje ficassem escoradas. No entanto, o escoramento da quarta laje foi retirado e a soma do peso das duas culminou com o colapso em cadeia da estrutura.
O grupo reitera que a segunda estrutura não foi abalada e está intacta.
A retomada da obra já foi autorizada e deve ser iniciada em breve. Entre os que irão trabalhar na próxima fase está um engenheiro que ajudou na reforma do Maracanã e na construção da ponte Rio-Niterói.
Segundo o cronograma, a remoção do entulho da parte que caiu será concluída em dezembro deste ano. A reconstrução irá durar até abril. O acabamento será concluído em setembro. A inauguração do shopping será em novembro de 2014.
Confira a matéria publicada pela ALCONPAT Brasil, na ocasião do acidente, clicando aqui
Fonte: CidadeVerde.com
Postado por: Eng. Rafael Burin Fávero