Ata Sétima Assembléia

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Ata Sétima Assembléia 2018-05-28T14:39:32+00:00

ATA DA SÉTIMA ASSEMBLEIA ORDINÁRIA DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PATOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES (ALCONPAT-BRASIL)

Às dezenove horas do dia dezenove de abril de 2018, quinta-feira, reuniram-se os membros da ALCONPAT BRASIL, durante o Congresso Brasileiro de Patologia das Construções 2018 (CBPAT 2018), no Auditório Multiuso 2 da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, sito na Rua UFMS, 40 – Vila Olinda – Complexo Multiuso Derci Pedro
de Oliveira, Campo Grande – Brasil, atendendo ao edital de convocação emitido pelo Presidente da Associação, Engenheiro Enio Pazini Figueiredo, no dia 15 de março de 2018.

1 – ABERTURA DOS TRABALHOS
O Presidente da ALCONPAT-BRASIL, Eng. Enio Pazini Figueiredo, saudou os presentes, convidou o Eng. Alexandre Lorenzi, Secretário da Associação, a compor a mesa de trabalhos e apresentou a pauta a ser tratada na assembleia, sendo esta aprovada por unanimidade.

2 – ELEIÇÃO DO SECRETÁRIO DE ATAS
Foi indicado pelos componentes da mesa, para secretariar a Assembleia, a Eng.ª Fernanda Pacheco, engenheira civil, brasileira, solteira, maior, que aceitou o encargo e teve seu nome aprovado por unanimidade pelos presentes.

3 – APROVAÇÃO DA ORDEM DO DIA
O Secretário Executivo da Associação, Eng. Alexandre Lorenzi colocou em votação a ordem do dia, da qual constavam os seguintes tópicos, de acordo com o edital de convocação:
1. Eleição do Secretário de Atas
2. Aprovação da Ordem do Dia
3. Aprovação da Ata da 6º Assembleia
4. Relato da Presidência
5. Relato da Secretaria
6. Apresentação da Prestação de Contas
7. Atualização da Anuidade
8. Eleição dos Membros do Conselho Fiscal (biênio 2018/2020)
9. Eleição dos Membros do Conselho Científico (biênio 2018/2020)
10. Eleição da Comissão Diretiva para o biênio 2018/2020
11. Aprovação da Prestação de Contas pelo Conselho Fiscal
12. Assuntos diversos
Colocada em votação, a ordem do dia foi aprovada pelos participantes da Assembleia, por unanimidade.

4 – APROVAÇÃO DA ATA DA 6ª. ASSEMBLEIA
A ata da 6ª. Assembleia, que havia sido disponibilizada para exame no site da associação (www.alconpat.org.br), foi resumida pelo Presidente que informou que esta ata já havia sido encaminhada para registro, numa decisão “ad referendum”, sendo esta ação necessária para fazer valer as decisões tomadas na referida Assembleia. Os participantes aprovaram, por unanimidade, a ata, e referendaram a decisão da presidência da Associação.

5 – RELATO DA PRESIDÊNCIA
O Presidente fez um relato das atividades da comissão diretiva da ALCONPAT BRASIL no período 2016-2018, destacando o número expressivo de trabalhos recebidos, indicando a relevância do evento no cenário nacional. Falou sobre o estado de origem dos participantes, com o intuito da associação promover eventos itinerantes, abordando
diferentes regiões do país e proporcionando o alcance dos estudantes e profissionais. Além disso mencionou os minicursos realizados no evento, tendo alguns dos presentes se posicionado em relação à procura dos minicursos e o público alcançado. Foi comentada a relevância dos Seminários Regionais de Patologia, no total de 07 em sua gestão (03 em Santa Catarina, 01 no Paraná, 01 no Mato Grosso do Sul e 01 em Minas Gerais), incentivando que tais eventos continuem ocorrendo, sendo eventos de altíssimo nível, com profissionais de renome nacional, bem como da grande adesão de profissionais e estudantes como participantes dos mesmos. Destacou a participação a ALCONPAT BRASIL no Congresso Internacional Sobre Patologia e Reabilitação de Estruturas (CINPAR) 2017, em Cariri, dentre outros eventos de cursos e comissões, totalizando mais de 15, além dos SEMPATs, em sua gestão. Comentou sobre a presença da Associação nas redes sociais, sendo esta forma de comunicação de extrema relevância para o público de eventos científicos. Ao final de seu relato, o Presidente passou a palavra ao Secretário Executivo, Eng. Alexandre Lorenzi, para que o mesmo fizesse o relato das demais atividades.

6 – RELATO DA SECRETARIA
O secretário relatou que a ALCONPAT BRASIL mantém contrato de prestação de serviços de assessoria com Escritório de contabilidade mantendo a regularidade fiscal e tributária, certificação digital que possibilita a emissão de Nota Fiscal de modo eletrônico e que não possui pendências em órgãos municipais, federais e estaduais portanto apta no recebimento de patrocínios o que não ocorria no passado.
Informamos que foi criada a área restrita na página da internet da ALCONPAT BRASIL disponibilizando material bibliográfico aos membros associados.

7 – APRESENTAÇÃO DA PRESTAÇÃO DE CONTAS
O Secretário apresentou a prestação de contas da Associação referente ao período 2016 -2018 e informou que os devidos registros foram efetuados junto à Receita Federal.
As contas da Associação foram apresentadas aos presentes e encaminhadas ao Conselho Fiscal para análise e aprovação.

8 – ATUALIZAÇÃO DA ANUIDADE
Em relação aos valores das anuidades para as pessoas físicas e jurídicas, o Presidente propôs o reajuste nas taxas de associados, conforme tabela seguinte.

Categoria de associação                     Valor anterior       Valor reajustado
Profissional                                         R$     135,00          R$    150,00
Estudante de Pós-Graduacão               R$      85,00           R$      85,00
Estudante de Graduação                      R$      55,00           R$      55,00
Membro coletivo (pessoa jurídica)       R$ 1.620,00           R$ 1.798,00

A proposta foi aprovada pela maioria dos presentes na Assembleia, com contestação de Thomas Carmona.

9 – ELEIÇÃO DO CONSELHO FISCAL PARA O BIÊNIO 2018/2020
Os membros do Conselho Fiscal para o biênio 2018-2020 foram indicados pelos presentes e, não havendo objeções, colocou-se em votação na Assembleia, os quais foram aprovados por unanimidade. Destacou-se qual a função do conselho fiscal e suas responsabilidades. Assim, o Conselho Fiscal da Associação para o período 2018-2020
ficou constituído pelos seguintes membros:

• Joelcio Luiz Stocco: Engenheiro civil, brasileiro, casado, maior.
• Luiz Fernando Trilha Ribeiro: Engenheiro civil, brasileiro, casado, maior.

10 – ELEIÇÃO DOS MEMBROS DO CONSELHO CIENTÍFICO PARA O BIÊNIO
2018/2020
Primeiramente, estabeleceu-se que os critérios para participação de um membro no conselho científico foram: participar ativamente dos eventos e da Associação, submeter ao menos um artigo para o congresso nacional, avaliar trabalhos e estar em dia com a anuidade da ALCONPAT-BRASIL.
Os membros natos do Conselho Científico, formados pelos ex-presidentes são:
 Dario Lauro Klein – UFRGS : Engenheiro civil, brasileiro, solteiro, maior.
 Luiz Carlos Pinto da Silva Filho – UFRGS: Engenheiro civil, brasileiro, casado, maior.
 Bernardo Fonseca Tutikian – UNISINOS : Engenheiro civil, brasileiro, casado, maior.
 Eng. Enio Pazini Figueiredo – UFG: Engenheiro civil, brasileiro, casado, maior.

Foram sugeridos e aprovados os seguintes nomes para integrar o Conselho
Científico:
• Eng. Camila Simonetti – UFRGS: Engenheira Civil, brasileira, solteira, maior.
• Eng. Paulo Roberto do Lago Helene – USP: Engenheiro Civil, brasileiro, divorciado, maior.
• Eng. Antônio Carmona Filho – CARMONA Engenharia.
• Eng. Thomas Garcia Carmona – CARMONA Engenharia.: Engenheiro civil, brasileiro,
casado, maior.
• Eng. Edna Possan – UNILA: Engenheira civil, brasileira, união estável, maior.
• Eng. Cesar Henrique Sato Daher – IDD: Engenheiro civil, brasileiro, casado, maior.
• Eng. Sandra Bertocini – UFMS: Professora-Mestre em Engenharia Civil, divorciada, maior.
• Eng. Alexandre Lorenzi – UFRGS: Engenheiro civil, brasileiro, casado, maior.
• Eng. João Luiz Calmon Nogueira da Gama – UFES: Engenheiro civil, brasileiro, casado, maior.
• Eng. Fernando Antonio da Silva Fernandes – Católica do Tocantins: Professor-Mestre, brasileiro, casado, maior.
• Eng. Michele Giongo – UFMS: Professora do Ensino Superior, brasileira, casada, maior.
• Eng. Luciani Lorenzi – UFRGS: Engenheira civil, brasileira, casada, maior.
• Eng. Jeferson Patzlaff – UNISINOS: Professor do Ensino Superior/Engenheiro Civil, brasileiro, casado, maior.
• Eng. Luis Cesar Siqueira De Luca – IDD: Engenheiro civil, brasileiro, casado, maior.
• Eng. Daniel Carvalho Britto – Instituto Camilo Filho: Engenheiro civil, brasileiro, casado, maior.

11 – ELEIÇÃO E FORMAÇÃO DA COMISSÃO DIRETIVA PARA O BIÊNIO 2018/2020
Após os informes, o Secretário colocou a palavra à disposição dos membros da Assembleia, para considerações e apresentações de candidaturas para composição da junta Diretiva para o biênio 2018-2020. O Secretário consultou os membros presentes da diretoria atual sobre sua disponibilidade. O atual presidente informou que em função da sua vinculação na ALCONPAT Internacional e como coordenador de cursos do Ibracon, torna-se inviável sua permanência como presidente. Destaca-se, no entanto, seu intento de continuar sendo um porta voz da ALCONPAT BRASIL no país, participando de eventos, de reuniões e tendo vinculação com a associação e destacou seu desejo de que se mantivesse um perfil acadêmico e um perfil de mercado compondo a proposta de nova comissão diretiva.
O professor Dario Lauro Klein elogiou a comissão diretiva atual, destacando a brilhante organização de eventos e divulgação da Associação.

O vice-presidente, César Daher expos seu interesse em permanecer na Associação, destacando que se houver intenção de manter a direção que ele aceitaria, podendo continuar a desenvolver a associação no âmbito científico para se equivaler aos presidentes anteriores. Logo após, foram indicados, o professor César Daher como presidente e Roberto Chirst como vice-presidente da ALCONPAT BRASIL no biênio 2018-2020, os quais foram eleitos para conduzir a mesma nos próximos dois anos. O presidente Enio Pazini transmitiu o cargo ao novo presidente.
A seguir se iniciou a eleição dos membros da secretaria para o biênio 2018/2020. Foram indicados para compor os cargos de Secretário Executivo e Secretário Executivo Substituto, respectivamente, os nomes dos associados ALEXANDRE LORENZI e VINICIUS DE KAYSER ORTOLAN. Durante a votação para a eleição do Vinicius Kayser
de Ortolan, houve uma não concordância em razão do mesmo não estar presente na Assembléia e uma abstenção do Prof. Dario Lauro Klein. Finalmente, em resposta à consulta da mesa, foi indicado o nome do associado
VINICIUS DE KAYSER ORTOLAN para assumir o cargo de membro Vocal da Associação para o biênio de 2018-2020. Não havendo objeções, o nome de VINICIUS foi colocado em votação e aprovado por unanimidade.
Assim sendo, a Comissão Diretiva da Associação para o período 20/04/2018 a 30/05/2020 ficou constituída pelos seguintes membros:
• Presidente: Cesar Henrique Sato Daher, engenheiro civil, brasileiro, casado, maior.
• Vice-Presidente: Roberto Christ, engenheiro civil, brasileiro, casado, maior.
• Secretário Executivo: Alexandre Lorenzi, engenheiro civil, brasileiro, casado, maior.
• Secretário Executivo Substituto: Vinicius de Kayser Ortolan, engenheiro civil, brasileiro, solteiro, maior.
• Vocal: Vinicius de Kayser Ortolan, engenheiro civil, brasileiro, solteiro, maior.

12 – APROVAÇÃO DA PRESTAÇÃO DE CONTAS PELO CONSELHO FISCAL
Após análise das contas, o Conselheiro Joelcio Stocco, representando o Conselho Fiscal, constituído por ele e pelo engenheiro Diogo Nicoletti, emitiu parecer verbal favorável à prestação de contas. Com base no exame desse parecer, a prestação de contas do biênio 2016-2018 foi aprovada pelos presentes.

13 – ASSUNTOS DIVERSOS
Após serem tratados os assuntos previstos em ata, falou-se sobre os possíveis locais para realização do CBPAT 2020.
As cidades candidatas a sediar os eventos foram:
• Salvador, BA;
• Fortaleza, CE;
• Goiânia, GO;
• Teresina, PI;
• Florianópolis, SC;
• Curitiba, PR;
Após breves explanações a cidade de Fortaleza, CE foi eleita por unanimidade. Nada mais havendo para ser tratado, o Presidente Cesar Henrique Sato Daher deu por encerrada a 7ª Assembleia Geral Ordinária da ALCONPAT BRASIL, da qual para constar e para os devidos fins foi lavrada, por mim, Engª. Fernanda Pacheco, a presente Ata, que vai assinada por mim e pelo Presidente da Associação.

Porto Alegre, 19 de abril de 2018.

Eng Cesar Henrique Sato Daher                             Engª Fernanda Pacheco
Presidente                                                        Secretária de Atas