Ata Quarta Assembléia

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Ata Quarta Assembléia 2017-04-17T03:24:50+00:00

ATA DA QUARTA ASSEMBLÉIA ORDINÁRIA DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA
DE PATOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES (ALCONPAT-BRASIL)

Às quatorze horas do dia vinte e dois de dezembro de 2011, quinta-feira, em segunda
chamada, reuniram-se os membros da ALCONPAT BRASIL, na sala 301 da Escola da
Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na Av. Osvaldo Aranha, 99,
em Porto Alegre, atendendo ao edital de convocação emitido pelo Secretário da
Associação, Eng. Alexandre Lorenzi, no dia vinte e dois de novembro de 2011.

1 – ABERTURA DOS TRABALHOS

O Presidente da ALCONPAT BRASIL, Eng. Luiz Carlos Pinto da Silva Filho,
saudou os presentes e convidou o Eng. Alexandre Lorenzi, Secretário da Associação, a
compor a mesa de trabalhos.

2 – ELEIÇÃO DO SECRETÁRIO DE ATA

Foi indicada pelos componentes da mesa, para secretariar a Assembléia, a Eng.
Camila Simonetti, que aceitou o encargo e teve seu nome aprovado por unanimidade pelos
presentes.

3 – APROVAÇÃO DA ORDEM DO DIA

O Secretário da Associação, Eng. Alexandre Lorenzi colocou em votação a ordem do
dia, da qual constavam os seguintes tópicos, de acordo com o edital de convocação:

1) Eleição do Secretário de Atas;
2) Aprovação da ordem do Dia;
3) Aprovação da Ata da 3ª Assembléia;
4) Relato da Presidência;
5) Relato da Secretaria;
6) Apresentação da Prestação de Contas;
7) Eleição da Comissão Diretiva para o biênio 2012/2013;
8) Eleição dos Membros do Conselho Fiscal para o biênio 2012/2013;
9) Aprovação da Prestação de Contas pelo Conselho Fiscal;
10) Assuntos diversos.

Colocada em votação, a ordem do dia foi aprovada pelos participantes da Assembléia,
por unanimidade.

4 – APROVAÇÃO DA ATA DA 3ª. ASSEMBLÉIA

A ata da 3ª. Assembléia, que havia sido disponibilizada para exame no site da associação
(www.alconpat.org.br), foi resumida pelo Presidente que informou que esta ata já havia
sido encaminhada para registro, numa decisão “ad referendum”, sendo esta ação necessária
para fazer valer as decisões tomadas na referida Assembléia. Os participantes aprovaram,
por unanimidade, a ata, e referendaram a decisão da presidência da Associação.

5 – RELATO DA PRESIDÊNCIA

O Presidente fez um relato das atividades da comissão diretiva da ALCONPAT
BRASIL no período 2010-2011. Segundo o mesmo, as principais iniciativas desenvolvidas
envolveram o suporte às atividades da ASOCIACIÓN LATINOAMERICANA DE
CONTROL DE CALIDAD, PATOLOGÍA Y RECUPERACIÓN DE LA
CONSTRUCCIÓN, doravante nomeada ALCONPAT INTL, a prospecção de novos sócios
e o delineamento de uma linha de ação para agregação de valor aos sócios.
Além disso, o Presidente informou que a Diretiva esteve envolvida com a organização
do IV SEMINÁRIO DE PATOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES, entre os dias 6 a 7 de
Dezembro de 2011, na UNISINOS, em São Leopoldo, que teve grande afluência e
excelente avaliação do público. Ademais, o mesmo comunicou que foram iniciadas
discussões para eventual organização do I CONGRESSO BRASILEIRO DE
PATOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES, no ITA, em 2012 ou 2013.
O Presidente informou, por fim, que foi retomada a cobrança das cotas de contribuição
dos membros fundadores, como estabelecido na assembléia fundacional. O mesmo
apresentou uma moção à Assembléia propondo que fosse estabelecida uma data limite para
que os potenciais membros fundadores façam o pagamento da contribuição, mantendo seu
enquadramento na modalidade de MEMBRO FUNDADOR. Desse prazo em diante todos
os membros serão reenquadrados como membros ordinários. A Assembléia aprovou a
moção, estabelecendo a data limite de 01/04/2012 para os pagamentos.
Ao final de seu relato, o Presidente passou a palavra ao Secretário Executivo para que
o mesmo fizesse o relato das demais atividades.

6 – RELATO DA SECRETARIA

O Secretário relatou, em primeiro lugar, que, em 2011, ocorreu a consolidação do
estatuto da ALCONPAT INTL. O mesmo explicou que, com a formalização da instituição
internacional que agrega todas as associações nacionais, todos os membros da
ALCONPAT BRASIL passam a ser, automaticamente, membros da ALCONPAT INTL.
Dessa forma, o mesmo solicitou que todos os associados atualizem seus dados junto a
ambas as associações.
O Secretário comunicou, ainda, que foi implantado um sistema de cobrança das
contribuições sociais anuais. O mesmo relatou que a homepage da ALCONPAT BRASIL,
que operava com capacidade provisória, passou por melhorias e atualização.
Por fim, o Secretário salientou a importância de enviar delegações significativas da
ALCONPAT BRASIL para os eventos CONPAT, como aconteceu no evento organizado
na Guatemala em 2011.

7 – APRESENTAÇÃO DA PRESTAÇÃO DE CONTAS

O Presidente apresentou a prestação de contas da Associação referente ao período
2009-2011 e informou que os devidos registros foram efetuados junto à Receita Federal.
As contas da Associação foram apresentadas aos presentes e encaminhadas ao Conselho
Fiscal para análise e aprovação.

8 – ELEIÇÃO DA COMISSÃO DIRETIVA PARA O BIÊNIO 2012/2013

Após os informes, o Secretário colocou a palavra à disposição dos membros da
Assembléia, para considerações e apresentações de candidaturas para composição da junta
Diretiva para o biênio 2012-2013.
O Secretário consultou os membros presentes da diretoria atual sobre sua
disponibilidade. O atual Presidente informou que não poderia seguir no cargo e indicou os
nomes dos membros BERNARDO FONSECA TUTIKIAN e THOMAS GARCIA
CARMONA para os cargos de Presidente e Vice-Presidente, respectivamente. Na ausência
de outros candidatos, essa chapa única foi submetida ao plenário, que a aprovou por
unanimidade.
A seguir se iniciou a eleição dos membros da secretaria para o biênio 2012-2013.
Foram indicados pelos presentes os nomes dos associados CAMILA SIMONETTI e
ALEXANDRE LORENZI. Não havendo objeções, foram colocados em votação e
aprovados por unanimidade:
Finalmente, em resposta a consulta da mesa, foi indicado, pelos presentes, o nome da
associada MÔNICA REGINA GARCEZ para assumir como membro vocal da Associação
para o biênio 2012-2013. Não havendo objeções, o mesmo foi colocado em votação e
aprovado, por unanimidade.

Assim sendo, a Comissão Diretiva da Associação para o período 01/01/2012 a 31/12/
2013 ficou constituída pelos seguintes membros:

• Presidente: Bernardo Fonseca Tutikian, engenheiro civil.

• Vice-Presidente: Thomas Garcia Carmona, engenheiro civil.

• Secretário Executivo: Alexandre Lorenzi, engenheiro civil.

• Secretaria Executiva: Camila Simonetti, engenheira civil.

• Monica Regina Garcez, engenheira civil.

9 – ELEIÇÃO DO CONSELHO FISCAL PARA O BIÊNIO 2012/2013

Os membros do Conselho Fiscal para o biênio 2012-2013 foram indicados pelos
presentes e não havendo objeções colocou-se em votação na Assembléia, os quais foram
aprovados por unanimidade. Assim sendo, o Conselho Fiscal da Associação para o período
2012-2013 ficou constituído pelos seguintes membros:

• Cristiane Pauletti, engenheira civil.

• Luciane Fonseca Caetano, engenheira civil.

10 – APROVAÇÃO DA PRESTAÇÃO DE CONTAS PELO CONSELHO FISCAL

O Conselho Fiscal, constituído pelas Engenheiras Camila Simonetti e Luciane
Fonseca Caetano, após conferir a prestação de contas, emitiu parecer favorável à
aprovação. Com base no exame desse parecer, a prestação de contas do biênio 2010-2011
foi aprovada pelos presentes.

11 – ASSUNTOS DIVERSOS

Nada mais havendo para ser tratado, o Presidente Luiz Carlos Pinto da Silva Filho deu
por encerrada a 4ª Assembléia Geral Ordinária da ALCONPAT – BRASIL, da qual para
constar e para os devidos fins foi lavrada, por mim, Eng. Camila Simonetti, a presente Ata,
que vai assinada por mim e pelo Presidente da Associação.

Porto Alegre, 22 de dezembro de 2011.