Ata Terceira Assembléia

/Ata Terceira Assembléia
Ata Terceira Assembléia 2017-04-17T03:26:27+00:00

Às dezenove horas do dia onze de dezembro de 2009, sexta-feira, em segunda chamada, reuniram-se os membros da ALCONPAT BRASIL, durante o III Seminário de Patologia das Construções, na sala Embaixador do Hotel Embaixador, sito na Rua Jerônimo Coelho, 354, em Porto Alegre, atendendo ao edital de convocação emitido pelo Presidente da Associação, Eng. Dario Lauro Klein, no dia 25 de novembro de 2009.

1 – ABERTURA DOS TRABALHOS

O Presidente da ALCONPAT BRASIL, Eng. Dario Lauro Klein, saudou os presentes e convidou o engenheiro Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, Secretário da Associação, a compor a mesa de trabalhos.

2 – ELEIÇÃO DO SECRETÁRIO DE ATA

Foi indicada pelos componentes da mesa, para secretariar a Assembléia, a Eng. Cristiane Pauletti, que aceitou o encargo e teve seu nome aprovado por unanimidade pelos presentes.

3 – APROVAÇÃO DA ORDEM DO DIA

O Secretário da Associação, Eng. Luiz Carlos Silva Filho colocou em votação a ordem do dia, da qual constavam os seguintes tópicos, de acordo com o edital de convocação:

1) Eleição do Secretário de Atas;
2) Aprovação da ordem do Dia;
3) Aprovação da Ata da 2ª Assembléia;
4) Relato da Presidência;
5) Relato da Secretaria;
6) Apresentação da Prestação de Contas;
7) Atualização da anuidade;
8) Eleição dos Membros do Conselho Fiscal (biênio 2009/2011);
9) Eleição dos Membros do Conselho Científico (biênio 2009/2011);
10) Eleição da Comissão Diretiva para o biênio 2009/2011;
11) Aprovação da Prestação de Contas pelo Conselho Fiscal;
12) Assuntos diversos.

Colocada em votação, a ordem do dia foi aprovada pelos participantes da Assembléia, por unanimidade, sendo alterada apenas a ordem dos itens. O ítem oito foi passado para o sétimo lugar e os subseqüentes renumerados.

4 – APROVAÇÃO DA ATA DA 2ª. ASSEMBLÉIA

A ata da 2ª. Assembléia, que havia sido disponibilizada para exame no site da associação (www.alconpat.org.br), foi resumida pelo Presidente que informou que esta ata já havia sido encaminhada para registro, numa decisão “ad referendum”, sendo esta ação necessária para fazer valer as decisões tomadas na referida Assembléia. Os participantes aprovaram, por unanimidade, a ata, e referendaram a decisão da presidência da Associação.

5 – RELATO DA PRESIDÊNCIA

O Presidente fez um relato das atividades da comissão diretiva da ALCONPAT BRASIL no período 2007-2009, que dedicou muitos esforços para levar o nome da Instituição nos seguintes eventos promovidos:

· “MESA REDONDA CORROSÃO EM CONCRETO ARMADO EM AMBIENTE MARITIMO: SITUAÇÃO ATUAL E AÇÕES FUTURAS, que ocorreu no dia 03 de Setembro de 2007, na Fundaparque em Bento Gonçalves, concomitantemente ao 49º. CBC;
· SEMINÁRIO SOBRE RISCO NA ENGENHARIA CIVIL, no dia 04 de Setembro, na Fundaparque em Bento Gonçalves, durante o 49º. CBC;
· SEMINÁRIO DE SEGURANÇA DE ESTRUTURAS EM SITUAÇÃO DE INCÊNDIO, no Hotel Dall´Onder em Bento Gonçalves, no dia 05 de Setembro de 2007;
· O Momento Atual da Engenharia Brasileira: Uma Visão Gaúcha, realizado na Sociedade de Engenharia do Rio Grande do Sul, no dia 17 de Maio de 2007 , em Porto Alegre;
· III SEMINÁRIO DE PATOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES, realizado de 10 a 12 de Dezembro de 2009, no Hotel Embaixador, em Porto Alegre.

O Presidente informou que o sistema de cobranças das cotas aos membros fundadores foi posto em prática. Discutiu-se a cobrança das taxas aplicadas pelo Banco para emissão dos boletos. Ainda há membros que não efetuaram o pagamento e pensou-se na possibilidade de estabelecer um limite de validade para fazer parte da ALCONPAT nessa modalidade. O Presidente comunicou ainda que foi implantado o sistema de cobrança das contribuições sociais.
A Homepage da ALCONPAT BRASIL que operava com capacidade provisória passou por melhorias e atualização.
Em seguida o Presidente passou a palavra ao Secretário Executivo para que o mesmo fizesse o relato das demais atividades.

6 – RELATO DA SECRETARIA

O Secretário informou que a ALCONPAT BRASIL tem apoiado amplamente ações institucionais no âmbito da ASOCIACIÓN LATINOAMERICANA DE CONTROL DE CALIDAD, PATOLOGÍA Y RECUPERACIÓN DE LA CONSTRUCCIÓN, doravante ALCONPAT. Pela experiência já vivida na fundação da ALCONPAT BRASIL a diretiva apoiou a consolidação do estatuto da ALCONPAT. Com a criação dessa instituição, todos os membros da ALCONPAT BRASIL passam a ser, automaticamente, membros da ALCONPAT.
O Secretário salientou a importância de enviar fortes delegações da ALCONPAT BRASIL em eventos como o CONPAT. Membros da ALCONPAT BRASIL representaram a instituição nos eventos de Quito, Montevidéu, Asunción e Viña del Mar.
Outra ação de apoio refere-se à formatação do mestrado internacional, numa iniciativa da ALCONPAT Paraguai.
A ALCONPAT BRASIL deve apoiar a oferta de cursos de curta duração em conjunto com a SERGS e a Diretoria Regional do IBRACON. Os participantes Bernardo Tutikian e Fernando Fetter foram convidados a refletir sobre o assunto e montar proposições de curso.
A diretiva da ALCONPAT BRASIL registrou a instituição junto à Biblioteca Nacional, o que a torna um editor de livros e outros materiais bibliográficos. Foi mencionada a necessidade de elaboração de um documento falando dos direitos autorais implicados nesse processo.

7 – APRESENTAÇÃO DA PRESTAÇÃO DE CONTAS

O Presidente relatou que a prestação de contas da Associação foi feita junto à Receita Federal. Os recursos arrecadados com as cotas dos membros fundadores não foram suficientes para as despesas.
Para a realização do III Seminário de Patologia das Construções foi obtida, junto à CAPES, um auxílio para a realização de eventos no valor de R$ 15.000,00.
As contas da Associação foram apresentadas aos presentes e encaminhadas ao Conselho Fiscal para análise e aprovação.

8 – ELEIÇÃO DOS MEMBROS DO CONSELHO FISCAL PARA O BIÊNIO 2009/2011

Os membros do Conselho Fiscal para o biênio 2009-2011 foram indicados pelos presentes e não havendo objeções colocou-se em votação na Assembléia, os quais foram aprovados por unanimidade. Assim sendo, o Conselho Fiscal da Associação para o período 2009-2011 ficou constituído pelos seguintes membros:

· Camila Simonetti, engenheira civil.

· Luciane Fonseca Caetano, engenheira civil.

9 – ATUALIZAÇÃO DA ANUIDADADE

A Comissão Diretiva colocou à consideração da Assembléia a questão de definição dos valores para as anuidades no período 2009-2011. Após um breve debate foram mantidos os valores para membros ativos e coletivos e reduzido o valor para membros estudantes a fim de incentivar a adesão desse grupo, o que foi aprovado por unanimidade. Os valores ficaram assim estabelecidos:

· membros ativos: R$ 100,00 (cem reais).

· membros coletivos: R$ 300,00 (trezentos reais).

· membros estudantes: R$ 40,00 (quarenta reais).

10 – ELEIÇÃO DOS MEMBROS DO CONSELHO CIENTÍFICO PARA O BIÊNIO 2009/2011

Com relação ao Conselho Científico anterior foram mantidos os seguintes membros:
— Engº Paulo Roberto do Lago Helene – USP
— Engº Antônio Carmona Filho – Exata Engenharia
— Engª Denise Carpena Coitinho Dal Molin – UFRGS
— Engº Geraldo Cechella Isaia – UFSM
— Engª Margarete Gonçalves – UFPEL
— Engº João Luiz Campagnolo – UFRGS
— Engº Elton Bauer – UNB
— Eng. Maryângela G. de Lima – ITA
— Engª Luciani Somensi Lorenzi – UNIPAMPA
Foram sugeridos e aprovados os seguintes nomes para integrar o Conselho Científico:
— Eng. Rogério C. Antocheves Lima – UNIPAMPA
— Eng. Enio Pazini Figueiredo – UFG
— Eng. Bernardo Fonseca Tutikian – UNISINOS
— Eng. Camila Simonetti – UFRGS
— Engª Cláudio de Souza Kazmierczak – UNISINOS
— Arq. Sérgio Lund Azevedo – UFPEL

11 – ELEIÇÃO DA COMISSÃO DIRETIVA PARA O BIÊNIO 2009/2011

Após os informes o Secretário colocou a palavra à disposição dos membros da Assembléia, para considerações e apresentações de candidaturas.
O Secretário consultou os membros presentes da diretoria atual sobre sua disponibilidade. O atual Presidente se colocou à disposição, no entanto para assumir um cargo que não o de Presidente. O atual Secretário se candidatou à Presidência e juntamente com outros presentes constitui-se uma candidatura única que foi submetida ao plenário, que a aprovou por unanimidade os candidatos.
Assim sendo, a Comissão Diretiva da Associação para o período 2009-2011 ficou constituída pelos seguintes membros:

· Presidente: Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, engenheiro civil.

· Vice-Presidente: Cláudio de Souza Kazmierczak, engenheiro civil.

· Secretário Executivo: Alexandre Lorenzi, engenheiro civil.

· Secretário Executivo Substituto: Dario Lauro Klein, engenheiro civil.

O membro fundador Bernardo Fonseca Tutikian também se colocou à disposição da diretoria e ficou como “vocal” da mesma.

12 – APROVAÇÃO DA PRESTAÇÃO DE CONTAS PELO CONSELHO FISCAL

O Conselho Fiscal constituído pelas Engenheiras Camila Simonetti e Luciane Fonseca Caetano conferiu a prestação de contas e deu seu parecer favorável à aprovação. A prestação de contas do biênio 2007-2009 foi aprovada pelos presentes.

13 – ASSUNTOS DIVERSOS

Os presentes na Assembléia colocaram em questão a realização de inspeções e sugeriram que a Associação encaminhe ao CREA-RS uma carta em que coloca a ALCONPAT a disposição do CREA para a realização de inspeção e elaboração de laudos de vistoria em engenharia em estádios de futebol, bem como nas demais estruturas que se fizerem necessárias a atuação de profissionais associados a ALCONPAT e que tem atuação na área de vistorias.
Nada mais havendo para ser tratado o Presidente Dario Lauro Klein deu por encerrada a 3ª Assembléia Geral Ordinária da ALCONPAT – BRASIL, da qual para constar e para os devidos fins foi lavrada, por mim, Eng. Cristiane Pauletti, a presente Ata, que vai assinada por mim e pelo Presidente da Associação.

Porto Alegre, 11 de dezembro de 2009.

Engº Dario Lauro Klein e Engª Cristiane Pauletti
Presidente e Secretária de Atas